PALAVRA DA MODA
João Miguel Junior/TV Globo
Jussara Freire interpreta Nilda, matriarca da família Matheus, na novela A Dona do Pedaço, da Globo
MÁRCIA PEREIRA, no Rio de Janeiro
Publicado em 24/5/2019 - 6h31
Jussara Freire terá cenas importantes neste sábado (25) em A Dona do Pedaço ao mudar o destino de Amadeu (Marcos Palmeira) com uma mentira. Intérprete de uma mãezona, a atriz de 68 anos diz que não teme criar polêmica ao falar que "odeia o termo empoderamento feminino". "Tem umas coisas que viram moda. A pessoa vai lá, coloca um sapato vermelho e fala que está empoderada. É tão mais profundo", diz.
A veterana afirma que a banalização da palavra empoderamento é o que a incomoda. "A gente tem de começar a brigar, no bom sentido, é pelo ser humano,. Não importa se ele é homem, mulher, bi [bissexual] ou trans. Importa que a gente tem de lutar para que tudo caminhe de mãos dadas."
Quem fala no empoderamento feminino, na opinião da intérprete de Nilda, corre o risco de cair em uma posição machista. "Tem de tomar cuidado para não se colocar no pior que existia nos homens e ainda existe", discursa.
Jussara faz só uma participação especial na novela das nove da Globo e lamenta não ter cruzado com outras veteranas do elenco, como Natália Valle.
Na história, Nilda ficará em Vitória (ES) e não deve aparecer muito mais, diferentemente de Evelina (Nívea Maria), a mãe de Maria da Paz (Juliana Paes). A matriarca dos Ramirez irá morar com a filha em São Paulo, já viúva e muito doente.
"Eu ficava até o capítulo 12. Mas já apareceu lá na frente mais um telefonema. Através do telefone, mas Nilda ainda aparece mais um pouco. Tenho quatro telefonemas na segunda fase", conta, rindo. Antes do salto no tempo, Nilda falará para Amadeu que Maria da Paz morreu. Por isso, ele se casará com a fisioterapeuta Gilda (Heloísa Jorge).
A atriz diz que quer muito ser chamada para novos trabalhos, mas não tem nada certo. "Quando o ator fala que tem projetos, é mentira. Ele adoraria ter, mas, na verdade, está procurando emprego."
Jussara não trabalhava na Globo desde 2006, quando fez Belíssima. Nos últimos anos, ela fez vários papéis em tramas da Record.
"No começo eu tinha contrato com a Record, mas hoje em dia quase ninguém tem contrato, é tudo por obra. Está acontecendo esse movimento. A Globo é a que mais produz e não cabe todo mundo. De repente, eles lembraram de mim e tomara que lembrem sempre."
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de A Dona do Pedaço e de outras novelas!
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 20 a 22/11
Quarta, 20/11 (Capítulo 159)
Amadeu consegue a redução de pena para Jô. Fabiana garante a Evelina e Antero que se tornará freira. Chega o dia do casamento de Evelina e Antero. Cornélia presenteia Marlene com um vestido branco e Evelina ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.