Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sensual demais

Justiça veta O Sétimo Guardião para menores de 14 anos por cenas de sexo

Reprodução/TV Globo

Os personagens Marilda (Leticia Spiller) e Fabim (Marcello Melo Jr.) tiveram cenas intensas de sexo na novela - Reprodução/TV Globo

Os personagens Marilda (Leticia Spiller) e Fabim (Marcello Melo Jr.) tiveram cenas intensas de sexo na novela

DANIEL CÉSAR

Publicado em 25/3/2019 - 15h37

O Ministério da Justiça reclassificou O Sétimo Guardião como não apropriada para menores de 14 anos. De acordo com despacho publicado nesta segunda (25) no Diário Oficial da União, a Globo não fez os ajustes pedidos pelo governo para manter a novela como imprópria para menores de 12 anos. Segundo o ministério, a produção não deve ser vista por menores de 14 por conter cenas de sexo, prostituição, erotização, estupro e consumo de drogas ilícitas, além de preconceito.

A Globo pode recorrer da decisão. De acordo com o ministério, a emissora foi notificada em 8 de fevereiro sobre a exibição de conteúdo contrário à classificação indicativa obtida, mas não ofereceu justificativa nem adequou a novela. 

Diante disso, o Ministério da Justiça reclassificou O Sétimo Guardião para maiores de 14 anos e determinou que a Globo exiba a nova classificação em um prazo de até cinco dias. Ou seja, no máximo a partir de sexta (29).

A reclassificação não afeta a exibição da novela. Não há mais vínculo entre faixa etária e horário. Além disso, a trama já vai ao ar depois das 21h, que antes era o horário limítrofe para produções impróprias para menores de 14 anos.

De fato, O Sétimo Guardião já apelou várias vezes para momentos eróticos e sensuais, muitos deles problemáticos e violentos, para dar uma apimentada na trama. Cenas de sexo intensas como as de Marilda (Letícia Spiller) e Fabim (Marcelo Melo Jr.) e Olavo (Tony Ramos) e Lourdes (Bruna Linzmeyer) são exemplos.

O fetiche por calcinhas do delegado Machado (Milhem Cortaz) e as cenas no bordel também entram nessa conta da erotização.

O Sétimo Guardião está prevista para ficar no ar até 17 de maio e já enfrentou muitos problemas. Para ser aprovada, Globo e Aguinaldo Silva tiveram de travar uma batalha contra um dos estudantes da master class do autor, que alegava ser um dos criadores da história.

A novela também não decolou na audiência e teve problemas sérios nos bastidores, como o embate entre Lilia Cabral e Marina Ruy Barbosa durante uma gravação noturna e a suposta participação da protagonista no fim do casamento de José Loreto com Débora Nascimento, o que causou climão, discussões e atrasos nos Estúdios Globo.

Na semana passada, o Ministério da Justiça também reclassificou a novela das sete, Verão 90. A obra de Isabel de Oliveira e Paula Amaral deixou de ser recomendada para menores de 10 anos e passou a ser liberada apenas para maiores de 12 anos por conter cenas de insinuação sexual e drogas lícitas.

Procurada, a Globo ainda não enviou resposta sobre o caso.

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.