Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROCISSÃO

José Inocêncio paga promessa e faz último pedido em Renascer: 'Me buscar'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira está abraçado com Duda Santos em cena da novela Renascer, da Globo

José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos) estão em cena da novela Renascer

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 18/6/2024 - 18h00

Após o espírito de Maria Santa (Duda Santos) fazer uma visita derradeira a José Inocêncio (Marcos Palmeira), o coronel cumprirá sua promessa e mandará a imagem de Nossa Senhora para uma nova morada em Renascer. Lívio (Breno da Matta) atenderá o pedido do fazendeiro e levará um padre para tirar a santa da casa dele. O pastor insistirá para o endinheirado acompanhá-los na procissão até o imóvel que era da família de Santinha.

"Tô cumprindo as vontade de padre Santo [Chico Diaz] na esperança de que Nossa Senhora venha atendê o meu último pedido!", dirá Inocêncio. "E que pedido seria esse... Eu posso saber?", perguntará Lívio. "Dela cumpî o que prometeu e me buscá", responderá o coronel.

Ele não aceitará ir junto com os religiosos e os fiéis. Inácia (Edvana Carvalho) e o pastor ajudarão o padre, que eles terão levado para coordenar o ritual de "desentronizar" a santa da casa. Na frente da casa do fazendeiro, os fiéis receberão a santa e partirão em procissão rumo à casa que foi da família de Maria Santa. Eles entoarão cânticos e rezas pelo caminho.

"É uma sequência pitoresca, que expressará toda a fé e devoção da gente dali. Sempre em um caráter e tom ecumênico. Marcando a presença de Inácia e do pastor junto do padre, que conduz a situação, posto que é o representante católico, mas que em momento nenhum anula a presença dos demais sacerdotes", escreveu o autor Bruno Luperi no roteiro da cena.

Assim que as vozes se afastarem da casa do coronel, ele retornará à sala e sentirá um vazio enorme por causa da ausência da imagem. "Você num imagina a falta que vai me fazê nessa casa... E o vazio que vai dêxa em minha vida, Maria Santa", falará Inocêncio. 

Em seguida, ele falará que atendeu o último pedido dela. "Espero que você num se demore em atendê o meu!", dirá o homem com lágrimas nos olhos.

O público verá a imagem de Nossa Senhora na procissão rumo à nova morada com outros personagem mostrando também que têm fé, como Teca (Lívia Silva), Morena (Ana Cecília Costa) e João Pedro (Juan Paiva). 

A procissão se espalhará de frente à antiga casa de Santinha. Inácia ajeitará a imagem no seu novo lar. "Ela e o pastor abrem a porta, convidando o padre para entronizar a santa ali", escreveu o novelista no texto. A sequência cortará para Inocêncio desolado.

As cenas devem ir ao ar entre sexta (21) e sábado (22) na novela das nove da Globo. Antes dela, o folhetim mostrará a despedida de Maria Santa. Ela falará para o marido que não voltará mais e dirá que ele ainda tem mais um tempo na Terra para cumprir a sua missão.

p>Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 15 a 27/7

Segunda, 15/7 (Capítulo 151)
Egídio conta a Mariana o que aconteceu entre ele e João Pedro sentindo-se vitorioso. João Pedro chega ao hospital. A médica diz que batimentos estão fracos e que será preciso fazer uma cesariana de emergência. Sandra ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.