Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Dudu Azevedo

Jesus da Record tem martírio real com calor do deserto e cruz de 70 quilos

Edu Moraes/Record

Dudu Azevedo durante gravação como Jesus em Uarzazate, cidade do Marrocos - Edu Moraes/Record

Dudu Azevedo durante gravação como Jesus em Uarzazate, cidade do Marrocos

FERNANDA LOPES, no Rio de Janeiro

Publicado em 23/7/2018 - 5h44

Dudu Azevedo já gravou as cenas do fim da vida de Jesus e até agradeceu a Deus por ter sobrevivido às sequências. O ator de 39 anos, que interpreta o protagonista da nova novela da Record, no ar a partir desta terça (24), passou dias difíceis no Marrocos, onde foram feitas as cenas da tentação no deserto e da crucificação. Azevedo teve dificuldades para lidar com o calor e com acessórios de cena nada leves.

"A gente gravou quase tudo da via-crúcis. Tivemos algumas diárias muito duras de trabalho, dias difíceis. Com sensação térmica de 53 graus, com maquiagem pesada, cinco horas na caracterização, o nariz sangrava, com sangue para todo lado, e eu carregando uma cruz de 70 quilos", revela.

"É a situação mais adversa de trabalho que já enfrentei, sem dúvida. Mas essa novela é um símbolo pra mim, é uma recompensa tão grande para a minha trajetória até aqui, que não me sinto jamais em condição de lamentar ou reclamar. Eu olhava pro céu e agradecia por essa oportunidade, por sobreviver a esses dias: 'Obrigado meu Deus'", fala o ator.  

Nas cenas da crucificação, Azevedo aparece coberto de sangue, muito machucado, com expressões de sofrimento extremo. As imagens foram gravadas em Uarzazate, cidade do Marrocos conhecida como a porta do deserto do Saara.

Ele emagreceu seis quilos para o papel, para parecer ainda mais vulnerável. O ator se orgulha de seu desempenho, mas ao mesmo tempo se preocupa com o que sua mãe pode sentir ao ver suas cenas como o filho de Deus.

"Ela tem 80 anos, hoje ela é o meu neném. Fico um pouco preocupado, não quero que minha mãe sofra. Dou liberdade, digo que ela assiste se quiser. Porque é muito doloroso, fico imaginando como é a loucura na cabeça dela, ver o filho ali, naquela situação. As cenas estão fortes, dramáticas. Eu tomei posse daquilo, o corpo assimila, tenho ressaca de vez em quando. É um trabalho pesado, de entrega."

edu Moraes/Record

Dudu Azevedo em cena das tentações que Jesus passou no deserto, sob o sol do Saara

Jesus humanizado
Segundo a autora Paula Richard, a escolha de Azevedo para interpretar Jesus se deu porque a Record gosta do trabalho dele e enxerga sinceridade e simplicidade em sua atuação. Ela diz ainda que a equipe nunca considerou mudar a aparência do ator, para deixá-lo mais próximo da visão europeia de Jesus, e que a principal característica do personagem nessa novela será seu lado humano, mortal.

"O Jesus que vamos mostrar vai ser humanizado por meio do olhar dos outros personagens. O que foi viver no mesmo momento em que esse homem, o que foi conhecê-lo, ouvi-lo, é essa humanização. E também fazer uma coisa realista; quando Jesus começar realmente a dar o ensinamento, vamos evitar ao máximo colocá-lo em situações que não existiram na Bíblia", explica.

Azevedo também terá de representar um Jesus menos enigmático e de fala difícil, como muitas das passagens da Bíblia o retratam. A ideia é que ele transmita os ensinamentos de maneira fácil para o público. Quando ainda assim não ficar claro, caberá aos apóstolos mastigar a pregação para os telespectadores.

"A gente tentou colocar as falas de Jesus mais coloquiais, trazer para algo natural. Porque a ideia é ele não ser misterioso, é que a gente entenda", declara Paula.  

Tanto para a autora quanto para o protagonista, o desafio é emocionar e não ofender o público com a representação de uma das histórias mais contadas no mundo.

"É um personagem que não permite muletas, truques. Que a emoção genuína de cada ator que está contando essa história ecoe nos corações das pessoas", torce Azevedo. "As pessoas têm suas expectativas, mas quero sempre dar o melhor, e tem o talento de todo mundo. A audiência a gente entrega pra Jesus", brinca Paula.

Resumos Semanais

Resumo da novela Jesus: Capítulo de 19/4

Sexta, 19/4 (Capítulo 192)
Jesus chama os apóstolos até o Monte das Oliveiras. Maria Madalena discute com Petronius. Ela descobre que o centurião ajudou os apóstolos e se arrepende. Petronius diz ter visto Jesus ressuscitado, e Madalena aceita se casar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.