Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Em 1993, telespectador votava para ver modelos nuas no 'Você Decide' do SBT

Reprodução/TV Cultura

O jornalista Goulart de Andrade em entrevista para o Provocações, da Cultura, em 2013 - Reprodução/TV Cultura

O jornalista Goulart de Andrade em entrevista para o Provocações, da Cultura, em 2013

THELL DE CASTRO

Publicado em 22/7/2018 - 7h52

Em 1993, o SBT colocou no ar uma versão picante do Você Decide, programa da Globo em que o telespectador ligava para escolher o final de uma história. O quadro Mr. Off foi ao ar no Comando da Madrugada, que Goulart de Andrade (1933-2016) apresentava no canal de Silvio Santos nas noites de sábado para domingo. Só que, ao invés de definir os rumos dos personagens, o público escolhia qual modelo queria ver nua. 

O Mr. Off não durou muito, mas chamou a atenção tanto do público quanto da mídia. A atração foi exibida pela primeira vez em 6 de novembro de 1993. No quadro, quatro modelos ficavam sentadas em frente à câmera, respondendo a perguntas indiscretas feitas por uma voz em off (fora do quadro) _daí vem o nome da atração.

Entre as questões, estavam atrevimentos como "o que você acha do órgão sexual masculino?", "um tapa na hora certa e no lugar certo excita você?" e "você gosta de usar acessórios para transar?".

A modelo que recebesse mais de mil votos por telefone participava de um clipe, exibido no encerramento do programa, no qual ela ficava totalmente nua.

A edição de 13 de novembro de 1993 do jornal Folha de S.Paulo destacou que não se tratava de um striptease explícito, mas sim de algo artístico, pelo menos na visão da direção do programa.

"O diretor Hélio Vargas e o apresentador Goulart de Andrade optaram por mostrar um clipe, com o intuito declarado de não baixar o nível", explicou a publicação.

"O clipe é mais artístico do que o striptease, e não esculhamba com as meninas", justificou Vargas, afirmando que gravava o clipe de cada uma das quatro concorrentes da noite antes de o programa ser exibido.

Na primeira exibição, uma das modelos se destacou e teve 1.007 votos, contra 300 das outras três somadas. O motivo? Quando respondeu à pergunta sobre como tinha sido sua primeira vez, confessou: "Ainda não tive minha primeira vez". Bastou a admissão de virgindade para chover telefonemas para ela.

De acordo com Vargas, a maior dificuldade na hora de encontrar as modelos era convencê-las a fazer a entrevista com perguntas picantes _tirar a roupa, portanto, não era problema. "É a parte de que elas mais gostam", enfatizou o diretor.

O Comando da Madrugada, que surgiu na Globo como Plantão da Madrugada, viveu sua fase áurea no SBT, entre 1986 e 1994, principalmente quando era exibido após o Viva a Noite, de Gugu Liberato.

Depois de deixar o canal de Silvio Santos, passou pela Manchete, entre 1994 e 1998, Gazeta e Band, onde ficou no ar entre 2002 e 2007. Goulart, que atuou em filmes e minisséries, também apresentou programas como SBT Repórter, Repórter Record e Vem Comigo, entre outros.

O jornalista morreu em 2016, aos 83 anos, depois de um agravamento de uma doença pulmonar obstrutiva crônica.


THELL DE CASTROé jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.