FERNANDO CARUSO
FÁBIO ROCHA/TV GLOBO
Fernando Caruso como Paulo em Cara e Coragem; personagem é o primeiro não cômico do ator na TV
O investigador policial Paulo, de Cara e Coragem, é o primeiro papel não cômico de Fernando Caruso na TV e o primeiro personagem fixo dele em uma novela. Até então, os personagens de destaque do comediante se resumiam as imitações do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do atual titular do cargo, Jair Bolsonaro (PL), no Zorra (2015-2020). Mas isso não impede que o ator sonhe alto. Ele afirma que só vai se aquietar quando se tornar galã do horário nobre da Globo.
"Enquanto eu não for protagonista galã das 21h não vou sossegar [risos]. A estrutura de uma novela é muito bacana, essa que estou fazendo tem uma equipe grande e muito bem preparada, cinco diretores tocando e atores gravando em três frentes distintas ao mesmo tempo. Me sinto participando de um negócio grande e importante. Parece a sensação de quando fiz meu primeiro musical", disse o artista, em entrevista à Folha de S. Paulo.
Além de marcar a estreia do ator em um papel fixo, Paulo ainda representa um outro tipo de desafio. Autoconfiante, contido e sério, o personagem obrigou seu intérprete a esconder seus próprios "instintos". Ao mesmo tempo, o artista se sentiu aliviado por escapar de fazer os outros rirem.
"Eles [os preparadores de elenco] me ensinaram técnicas de masculinidade, postura, voz firme, maneira de andar, mudaram minha linguagem corporal. Era para eu me tornar um cara com mais atitude que sabe o que quer e não faz curva. É um timbre que não estou acostumado a usar. Por outro lado, não ter que ser engraçado alivia a pressão; ter que fazer rir toda hora me causa neurose", contou.
De tão conectado com o personagem, o ator pôde "prever" até em quem ele não votaria. No caso, justamente o personagem que alçou seu intérprete à fama no humorístico da Globo.
Fernando Caruso imita live de Bolsonaro no Zorra
"O Paulo já deu algumas falas de que reclama de salário, das condições de trabalho, então acho que ele não seria bolsonarista. É uma pessoa que tem consciência da situação econômica, do entorno, da desigualdade e que tem tendência a não comprar um discurso falacioso. Estamos vendo no país que não está tudo bem, a inflação, preços altos do gás, gasolina. Quem tem esse olhar quer mudança, e não mais do mesmo", pontuou.
Caruso, aliás, não sabe se fica "lisonjeado ou ofendido" pelos elogios a sua performance como o mandatário. Mas ele assegura que não parará por aí: o ator fará piadas com qualquer um que se sentar na cadeira de presidente.
Se entrar o Lula [Luís Inácio Lula da Silva, do PT], ele é fácil de imitar. Veja bem: às vezes as pessoas têm o discurso de que tem que atirar para os dois lados, mas acho que tem que atirar para um só, e esse lado é o do poder. Não adianta atirar [fazer piada] no ex-presidente, tem que mirar em quem está na cadeira. Nossa função [do humorista] é cobrar.
Cara e Coragem é uma novela escrita por Claudia Souto, a mesma autora de Pega Pega (2017). Dirigido por Natalia Grimberg, o folhetim aborda o universo dos dublês, mas mergulha em um mistério após o assassinato de Clarice.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#109 - Velho do Rio leva mensagem bombástica a Juma em Pantanal!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Cara e Coragem e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Cara e Coragem: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 14/1
Quarta, 11/1 (Capítulo 195)
Pat revela a Rômulo que estava monitorando os encontros deles para Ítalo. Danilo se desespera com a Citação e exige que Célia arrume um encontro dele com Rebeca. Regina chora com medo de ser presa. Batata ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.