Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DISPUTA DE VERSÕES

Haja Coração reestreia com final inédito na manga e briga de comadre

RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO

O ator Malvino Salvador como Apolo à esquerda, a atriz Mariana Ximenes como a Tancinha com expressão de dúvida ao centro e o ator João Baldasserini como Beto em cena de Haja Coração

Apolo (Malvino Salvador), Tancinha (Mariana Ximenes) e Beto (João Baldasserini) em Haja Coração

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 7/10/2020 - 7h00

A reapresentação de Haja Coração estreia na próxima segunda (12) pronta para enfrentar uma concorrente de peso na TV paga. Afinal, a novela das sete é baseada em Sassaricando (1987), reprisada desde o início de setembro no Viva. A trama de Daniel Ortiz, no entanto, tem um trunfo para cativar o telespectador dividido entre as duas versões. O remake guarda um final inédito na manga.

Em 2016, o autor escreveu uma série de desfechos para o triângulo amoroso entre Tancinha (Mariana Ximenes), Apolo (Mariana Xavier) e Beto (João Baldasserini). Ele e o diretor Fred Mayrink, inclusive, demoraram para bater o martelo sobre o epílogo feliz entre a feirante e o caminhoneiro.

"Foi uma decisão difícil, porque os dois casais combinavam muito. Eu acho assim, vamos curtir a reprise e ver como as coisas fluem. Eu não posso me comprometer (risos)", despista o novelista, ao lembrar que a estratégia não é inédita. "A Próxima Vítima [1995] teve um assassino diferente quando passou pela segunda vez", relembra Ortiz em entrevista ao Notícias da TV.

Um dos principais interessados em desenterrar as gravações é João Baldasserini, que levou a pior no último capítulo. "Na época, a gente também não sabia com quem a Tancinha ia terminar, ficou lá esperando. A reprise podia ser a mesma coisa", dispara o galã que, estranhamente, recebe o apoio de Malvino Salvador.

"Muita gente também torcia para que o Apolo terminasse com a Tamara [Cleo], era muito dividido", aponta o manauara. "Quem sabe o Globoplay não disponibiliza os dois finais?", sugere Sabrina Petraglia, que interpretou a deficiente física Shirlei na produção.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mariana Ximenes com Malvino Salvador

Original ou remake?

Ortiz avalia que a exibição das duas tramas ao mesmo tempo vai ser mais benéfica do que prejudicial em termos de audiência. "São veículos e públicos diferentes, ainda que uma parcela vá assistir a ambas. Não vejo impacto, acho que uma pode ajudar a outra, até por uma curiosidade sobre as diferenças", considera o escritor.

O novelista, aliás, lembra que virou o folhetim de Silvio de Abreu de cabeça para baixo para criar um universo ficcional próprio. "Quando a gente pega um remake, não é obrigado a manter todos os personagens que herdou (risos). Eu mesmo tirei alguns e coloquei novos", conta.

Felipe (Marcos Pitombo), por exemplo, não existia em Sassaricando nem em Torre de Babel (1998), novela em que Karina Barum interpretou Shirlei. "A partir do momento em que você mexe em uma coisinha, é um efeito cascata. Eu sou mais da comédia romântica, enquanto o Silvio é um humor mais irreverente", pondera o autor.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Haja Coração: Capítulos de 19 a 20 de março

Sexta, 19/3 (Capítulo 137)
Teodora transfere bens para Aparício e volta para ilha com Tarzan. Tancinha faz surpresa para Francesca no Teatro Municipal. Penélope descobre que está grávida de Henrique. Shirlei anuncia novidade para a família. Tancinha pede desculpas para ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.