NO AR EM TORRE DE BABEL
Arquivo Pessoal
A atriz Karina Barum em praia de Florianópolis, cidade onde mora há cinco anos
FERNANDA LOPES
Publicado em 21/10/2016 - 6h23
Um dos maiores sucessos de Haja Coração, Shirlei (Sabrina Petraglia) é inspirada na personagem de mesmo nome (mas com Y no final) vivida por Karina Barum, 46 anos, na novela Torre de Babel, de 1998. Na época, a atriz foi muito comentada, e até hoje é reconhecida nas ruas pelo desempenho como a garota deficiente e sofredora criada por Silvio de Abreu. Karina, no entanto, não conseguiu repetir a repercussão de Shirley. Longe da Globo desde 2007 e sem convites para novas produções, ela se mudou para Florianópolis, onde dá aulas de interpretação.
Em Torre de Babel, que o canal Viva está reprisando desde o último dia 10, Shirley era filha do ex-presidiário Clementino (Tony Ramos), irmã da vilã Sandra (Adriana Esteves), e sofria com um problema na perna que a fazia mancar.
Para entender o drama e a dificuldade de locomoção de Shirley, Karina chegou a usar uma botinha ortopédica e a fazer sessões de fisioterapia mesmo sem ter problema algum diagnosticado. "Foi um processo doloroso fisicamente", lembra.
Torre de Babel foi a primeira e única grande novela das nove da carreira de Karina. Depois dela, fez as novelas Louca Paixão (1999), na Record, e A Padroeira (2000), na Globo. A atriz lembra que chegou a ser confirmada para interpretar a personagem Bianca em O Cravo e a Rosa (2000), irmã da protagonista Catarina (Adriana Esteves), mas foi substituída por Leandra Leal.
"Fui convidada, mas acabou entrando a Leandra [no meu lugar]. Eu fiquei super feliz por ela, mas cancelei viagem, cancelei tudo e pegaram outra atriz. Fazer o quê?", lamenta. Desde então, Karina fez apenas participações na série Carga Pesada (2006) e no programa Linha Direta (2007). Seus últimos trabalhos na televisão foram atuações em episódios do programa Tribunal na TV (2011), da Band.
DIVULGAÇÃO/GLOBO
Karina Barum durante as gravações da novela Torre de Babel como a personagem Shirley
Professora Karina
Karina ainda trabalha como atriz, mas em ambientes e ritmos muito distantes dos Estúdios Globo. Ela se mudou para Florianópolis há cinco anos, com o marido e a filha.
"Minha mãe e minha irmã já moravam aqui. Eu tinha muita vontade de sair [de São Paulo], mas o teatro não deixava. Daí acabei formando um grupo [em Florianópolis], fui dar aula, foi uma possibilidade de eu vir. Eu estava em busca de contato com a natureza, é uma coisa pessoal", explica.
Na capital de Santa Catarina, a atriz atua em peças de teatro e filmes. Fez uma participação no longa Pequeno Segredo (2016), indicado pelo Brasil para tentar uma vaga no Oscar. Está ensaiando um monólogo sobre a vida da escritora Mary Shelley.
Ela também dá aula de teatro em dois centros culturais da cidade, mas não costuma conversar com seus alunos sobre a carreira na TV. "Eles perguntam, mas eu não falo. Na aula tem que ter sangue, suor e lágrimas. É muito trabalho, não tem arrego. No cafezinho a gente dá umas fofocadas", brinca.
Reprodução/Globo
Karina Barum e Sabrina Petraglia como a personagem Shirlei em 1998 e 2016 respectivamente
Recentemente, Karina deu conselhos para outra atriz: Sabrina Petraglia, 33 anos, que a procurou para falar sobre a personagem que as duas têm em comum. "Sabrina perguntou se deveria usar botinha. Eu sugeri que ela usasse e que seria legal fazer alongamento também. Ela me disse que estava muito emocionada", conta.
Só de falar da personagem, Karina também se emociona e revela que gostaria muito de fazer uma "participação afetiva" nos últimos capítulos de Haja Coração.
"Houve burburinho [sobre um possível papel na trama], eu tinha ficado super feliz. Mas o burburinho diminuiu, não houve efetivação. Eu gosto muito de estar em todas as áreas, [mas] nos últimos tempos acabei ficando fora da TV. Adoraria fazer, seria uma oportunidade, achei bacana. Eu torci para que ocorresse [o convite]", afirma.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.