Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM OVERDOSE

Globo passa a faca em aula de política de José Lucas e acelera Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Irandhir Santos caracterizado como José Lucas em cena de Pantanal

José Lucas (Irandhir Santos) em Pantanal; peão voltou para fazenda com aspirações políticas

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 26/8/2022 - 23h40

José Lucas (Irandhir Santos) voltou ao Pantanal todo militante no capítulo desta sexta (26). Ele fez questão de falar sobre política com os amigos e familiares na novela das nove. Com o objetivo de acelerar a trama e evitar uma overdose, já que o folhetim foi ao ar após o primeiro dia de horário eleitoral, a emissora optou por passar a faca no discurso do ex-caminhoneiro.

Essa não é a primeira vez que a Globo corta cenas do folhetim. A emissora suprimiu alfinetadas ao presidente Jair Bolsonaro em julho e, no mesmo dia,  também deixou de levar ao ar o beijo entre Guta (Julia Dalavia) e Marcelo (Lucas Leto) --uma vez que eles ainda pensavam que eram filhos do mesmo pai.

Em conversa com os peões no galpão, José Lucas tentou fazer uma rodada politizada de tereré e reforçou a importância de estar ligado no assunto. No roteiro original ao qual o Notícias da TV teve acesso, o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) daria uma cutucada ao dizer:

"Esse negócio de esperar um salvador da pátria chegá pra resorvê todos os nossos problema... Um messias... Isso aí num vai dá em lugar nenhum!". No entanto, o trecho escrito pelo autor Bruno Luperi que faz referência ao nome do meio de Bolsonaro não foi exibido. 

Em seguida, o personagem de Irandhir Santos contou que vivia no comitê de Ibraim (Dan Stulbach) em São Paulo. No roteiro, a previsão era de que o personagem falasse que, por causa da política, o sogro esquecia da família e até mesmo "do caráter".

Em outro trecho cortado pela emissora, José Lucas diria que os políticos gastam recursos públicos para "puxar o tapete" dos outros.

Fake news e democracia

Ao falar sobre a invenção de notícias falsas para atacar adversários políticos, Jove (Jesuita Barbosa) as caracterizaria como "as famosas fake news dos gabinetes de ódio". A declaração que não foi levada ao ar na íntegra, assim como a abordagem sobre a democracia.

Segundo o roteiro original, o fotógrafo ressaltaria que "os políticos que vendem uma imagem de anti-sistema são, na verdade, as maiores ameaças a nossa democracia". Neste momento, Alcides (Juliano Cazarré) opinaria que, se a democracia prestasse, não estaríamos num "mato sem cachorro".

José Lucas, então, rebateria o peão: "Sem democracia, Alcides, é que a gente vai acabar num beco sem saída!". A discussão sobre o governo em que o povo exerce a soberania não chegou a ser levada para a TV.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jove atacaria "gabinete de ódio"

Jove atacaria "gabinete de ódio"

Guerras às redes sociais

Na sala da fazenda, José Lucas sugeriu ao pai para que eles assistissem o debate eleitoral. José Leôncio, por sua vez, pediu para que eles não entrassem no tema de política. Mesmo assim, o rapaz seguiu com a conversa ao falar sobre a escolha certa em relação ao candidato.

Mariana (Selma Egrei), que participou da conversa, falou sobre a importância de se informar. Neste momento, o roteiro da sequência traria José Lucas levantando a discussão sobre tomar cuidado ao se informar em rede social. Muda (Bella Campos) perguntar o porquê e Irma (Camila Morgado) explicaria.

"Diferente de um veículo sério de imprensa, nas redes sociais não existe nenhum compromisso com a verdade dos fatos", diria a ruiva.  As falas acima, no entanto, não foram ao ar.

José Leôncio rejeita filho político

Já sem paciência, o milionário retrucou filho: "Agora ocêparecêno um político falando". "E qual o problema em parecê político, meu pai?", indagou José Lucas, que recebeu a seguinte resposta inflamada: "Pro filho dos ôtro? Problema nenhum! Mais num quero sabê de filho meu metido em política!". 

Irritado, o homem colocou um ponto-final na briga com José Leôncio de maneira drástica. "Inda bem que o senhor num me deu o seu nome", rebateu o ex-caminhoneiro. 

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.