Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REDUÇÃO DE CUSTOS

Globo corta viagens ao exterior e externas e complica planejamento de novelas

ALESSANDRA ALBUQUERQUE/TV GLOBO

Cauã Reymond segura um guarda-chuva ao lado de Alinne Moraes em Praga

Cauã Reymond e Alinne Moraes gravaram cenas de Um Lugar ao Sol em Praga em 2019: viagens cortadas

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 25/7/2023 - 7h00

A dificuldade em organizar uma boa fila de novelas na Globo se deve a um fator importante: dinheiro. A ordem na emissora é enxugar gastos em todos os setores, e até os folhetins --que sempre tiveram orçamento alto-- precisam rever seus custos. Os autores Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento estão fazendo alterações na sinopse de O Grande Golpe porque a história previa viagens para fora do Brasil.

A Globo também vetou que O País de Alice, trama que Lícia Manzo prepara para a faixa das seis, tivesse cenas gravadas na Itália. De acordo com a sinopse, o núcleo principal vai morar em Milão, mas as sequências serão feitas no estúdio no Rio de Janeiro mesmo. Uma situação bem diferente da época em que Um Lugar ao Sol (2021), também da autora, teve autorização para ser rodada em Praga, na República Tcheca, em 2019.

O excesso de cenas externas também é algo que as produções precisam evitar. Os autores seguem escrevendo as sequências da maneira com que a imaginam, mas a direção e a produção decidem o local em que o trabalho vai ser feito de fato. Em Vai na Fé, por exemplo, Rosane Svartman sempre sugere o local externo que deseja para determinada cena, mas avisa que não há problema caso precisem mudar as gravações para o estúdio.

Isso porque o custo de rodar fora do antigo Projac é muito mais alto do que fazer a cena dentro do complexo construído em Curicica. Atualmente, a ordem é gravar em externas apenas o que for impossível fazer nos estúdios.

A prioridade é sempre dada às novelas das nove da Globo que, historicamente, têm o custo mais alto --e o retorno financeiro também. No caso de Vai na Fé, que é uma trama de muito sucesso, o caixa é aberto para algumas exceções.

Certo mesmo é que Renascer --que vai estrear depois de Terra e Paixão, em janeiro-- vai ter suas cenas gravadas no Nordeste, como era esperado. Equipes da Globo visitaram Ilhéus (BA) em janeiro para conhecer a cidade e montar o roteiro do remake da novela. Depois que a história de Benedito Ruy Barbosa foi exibida originalmente, em 1993, os cenários viraram atração turística por lá.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.