Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXPULSOS DO PARAÍSO

Gênesis rebobina a fita no último capítulo e volta até o Jardim do Éden; entenda

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Carlo Porto como Adão interage com um leão, criado por efeitos especiais, em um cenário paradisíaco como um folheto de Testemunha de Jeová em cena de Gênesis

Adão (Carlo Porto) no paraíso na primeira fase de Gênesis; novela será reprisada após o último capítulo

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 16/11/2021 - 21h00

Gênesis vai rebobinar a fita até o primeiro capítulo após exibir as sequências finais na próxima segunda (22). Adão (Carlo Porto) e Eva (Juliana Boller) vão dar as caras em A Bíblia, que tapará o buraco no horário nobre com um compilado de todos os folhetins inspirados no Velho Testamento até a estreia de Reis.

A produção inédita foi sabotada por uma série de atrasos e erros de planejamento que obrigaram a Record a adiá-la para o primeiro semestre de 2022. Até lá, a emissora precisará se virar com reprises, enquanto a Globo exibirá apenas tramas inéditas nas suas principais faixas com a estreia de Quanto Mais Vida, Melhor!.

A TV de Edir Macedo, porém, aposta no fraco início de Um Lugar ao Sol para evitar uma queda brusca de audiência justo em seu horário mais rentável. Um verniz de novidade será dado às "edições especiais" de Os Dez Mandamentos (2014) e A Terra Prometida (2015) para evitar uma fuga em massa do público.

O objetivo é impedir que os índices voltem ao patamar de apenas uma casa, como aconteceu na reapresentação de Apocalipse (2017) em 2020. O folhetim de Vivian de Oliveira fez sala para os novos episódios de Amor Sem Igual, que foi a primeira do gênero a voltar ao ar após ter sido interrompida pela pandemia de Covid-19.

Em A Bíblia, as novelas vão ser postas em ordem cronológica de acordo com o livro sagrado do Cristianismo. Ou seja, Gênesis vai substituir a si mesma, desde o Jardim do Éden até a fase mais recente, protagonizada por José (Juliano Laham).

O ator Zécarlos Machado como Abraão está à esquerda de Dudu Azevedo, Jesus, ambos contra a luz em cena de Gênesis

Abraão e Jesus em Gênesis: trama será reprisada

O diferencial será a velocidade com que os acontecimentos vão se suceder, mas também a voz de Deus que vai permear toda a obra com alguns comentários. O todo-poderoso mais uma vez será interpretado por Flávio Galvão, que deve fazer uma ponta no último capítulo da atual produção. 

Em seguida, o telespectador voltará a acompanhar a saga de Moisés (Guilherme Winter) para libertar os hebreus da escravidão no Egito, em Os Dez Mandamentos --recentemente reprisada também pela TV Brasil. Ele passará a liderança para Josué (Sidney Sampaio), que comandará a reconquista da Palestina.

Reis, entretanto, vai dar o salto de algumas décadas para já mostrar o povo de Abraão (Zécarlos Machado) estabelecido novamente em Canaã. A narrativa começará ainda no final do período de juízes para mostrar a unção de Saul como primeiro monarca do Reino Unido de Israel e Palestina.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sétima: José. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.