Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SE PERDEU

Final de Travessia atropela personagens e deixa público sem respostas

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jade Picon simula tristeza em cena do final de Travessia

Chiara (Jade Picon) em cena do último capítulo: história da mãe dela foi resumida ao extremo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 5/5/2023 - 22h48

Para que colocaram a Vera (Francisca Queiroz) nesta reta final de Travessia, se a personagem sequer recebeu uma justificação pela não entrega do bebê que ela iria adotar. E toda a expectativa gerada em torno do destino incerto de Oto (Romulo Estrela), que não podia fazer planos porque teria de pagar pelo crime de hackeamento. A novela das nove da Globo terminou com furos sem remendos e personagens atropelados.

Faltaram respostas que o público esperava ver no último capítulo. Por mais que a cigana tenha profetizado que o parente de Brisa (Lucy Alves) marcou presença no mundo sem nascer, muitos telespectadores não entenderam que o tal parente não existiu.

O quimerismo, condição genética que fez a mocinha sofrer tanto e detonar os exames de DNA, foi figurante no desfecho dela. O público mereciam entender melhor como o teste da bebê Beatriz resolveu uma questão tão complexa. Infelizmente, a própria Brisa ficou em segundo plano no último capítulo.

Moretti (Rodrigo Lombardi) começou como vilão, perdeu-se no meio do caminho e virou um personagem tão insignificante que nem final teve. Deu pena de ver Leonor (Vanessa Giácomo) ser escanteada também. Ela entrou na esteira dos abandonados no folhetim.

Brisa

Brisa teve menos destaque no capítulo final

Novela tem dessas coisas, não é vida real. Mas o gênero é calcado na verossimilhança, é necessário acreditar na história para ela comover e emocionar, como é seu objetivo. Travessia soltou a mão de quem mais ela precisava segurar, mas agora já era.

Jade Picon rouba a cena no final

Se os furos nos desfechos desapontaram, ao menos, teve cenas em tocaram quem estava diante da TV. Jade Picon e Humberto Martins, intérpretes de Chiara e Guerra, deram show na abertura do capítulo de despedida da trama. A jovem atriz e influenciadora digital mostrou que tem talento para seguir em frente na profissão.

A cena do parto da patricinha também foi na medida certa. Assim como a de Guerra mostrando que herdou a mania de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), a vilã de Senhora do Destino (2004) que roubou uma menina para criar como filha e depois também raptou o bebê da herdeira de criação.

Ponto para Jade também na atuação com Grazi Massafera, a Débora em versão virtual. Cenas dramáticas e fecharam ao menos essa história de Chiara ter sido enganada a vida toda.

Chay Suede só para variar defendeu muito bem Ari. A sequência de seu arrependimento foi curta, mas foi forte.

Cronologicamente ficou estranho Chiara, que estava grávida bem antes de Brisa --algo como ao menos uns quatro meses de diferença entre as gestações-- chegarem ao final parindo juntas.

Também não precisava ser no último capítulo o assédio do pedófilo a Tonho (Vicente Alvite). Era importante ver que o criminoso não ficou impune, mas para que atrapalhar os desfechos de quem passou 178 capítulos no ar? Dona Helô (Giovanna Antonelli) também só pegou o bandido porque ele caiu da internet na palma da sua mão --via celular de Tonho.

Travessia dará lugar à novela Terra e Paixão, trama escrita por Walcyr Carrasco. O novo folhetim rural do horário nobre estreia segunda-feira (8) e conta com Barbara Reis como protagonista. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas.


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.