Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Final de Todas as Flores decepciona com furos, mocinha burra e trapalhadas

FOTOS: REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Sophie Charlotte está olhando fixamente para baixo em cena de Todas as Flores

Maíra (Sophie Charlotte) em Todas as Flores: mocinha cometeu crime e vai parar no tribunal

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 1/6/2023 - 6h50

O Globoplay esquartejou o último bloco de Todas as Flores em uma estratégia alardeada para evitar spoilers, mas que, na verdade, suga até a última gota da novela em busca de audiência para os lançamentos da plataforma. Fenômeno durante a exibição da primeira fase no ano passado, a saga decepcionou muitos espectadores com presepadas e falta de coerência nas atitudes de Maíra (Sophie Charlotte) na segunda parte.

É importante fazer um retrospecto dos bastidores do folhetim para entender as muitas manobras que rolaram e que podem ser avaliadas como responsáveis por parte das falhas percebidas na narrativa escrita por João Emanuel Carneiro.

Em outubro de 2021, o autor apresentou à Globo um projeto que teria mais de 150 capítulos. A sinopse intitulada Olho por Olho, desenvolvida para a faixa das 21h, seria a de um conto de fadas contemporâneo. Maíra, uma moça cega, reencontra a mãe que a rejeitou ainda bebê e se torna, ao mesmo tempo, solução e raiz de todos os problemas de Zoé (Regina Casé). Com o tempo, a mãe começa a se afeiçoar pela filha.

A deficiente visual, por sua vez, ao descobrir a verdadeira essência da mãe, a rejeita fortemente. Maíra tem o próprio filho roubado pelo esquema de tráfico humano da "mãe má" e entra em uma luta implacável por justiça.

Universo da cegueira foi o grande acerto

O maior acerto do novelista foi, sem dúvida, a maneira sensível com que abordou o universo da cegueira. Maíra foi a única que "enxergou" --mesmo sendo cega-- durante toda a primeira fase da trama. Ali, inúmeros capítulos haviam sido condensados em 45. Carneiro teve de enxugar muito a sua novela após a trama ser trocada por Travessia na TV aberta.

Rolaram alguns furos com isso, como gestações que demoraram meses a mais se comparadas com a de Vanessa (Letícia Colin), a primeira a dar à luz. No entanto, nada que ofuscasse o ritmo acelerado, com bons ganchos, cenas picantes e todo o mistério em torno da organização criminosa da trama, que terminou a primeira parte no auge em dezembro passado.

Na segunda fase, em abril deste ano, Maíra passou a enxergar e ficou burra. Após operar a visão, ela cismou em não recrutar Rafael (Humberto Carrão), o pai milionário de seu bebê, na busca pelo herdeiro. Zoé sequestrou a criança e ficou fazendo joguinho com as filhas, ora estava do lado de Maíra, ora de Vanessa. Era mais manipulada do que manipulava. 

Os furos mais terríveis foram os desdobramentos envolvendo a quadrilha de traficantes de pessoas. Os chefões malvados foram exterminados em cenas sem nenhuma verossimilhança. Trapalhadas malucas fazem parte das saídas encontradas para Rafael virar uma espécie de super-herói, capaz de localizar a fazenda cativeiro e desbaratinar uma facção criminosa com alguns aliados.

Javé e Mauritânia

Jhona Burjack contracena com Thalita Carauta

Maíra e Mauritânia sacrificadas

O mais inacreditável foi ver personagens inteligentes como Maíra e Mauritânia (Thalita Carauta) meterem os pés pelas mãos. A mocinha pagou por crianças, tornando-se bandida para tentar conseguir localizar o filho. Não desconfiou sequer de um rato-de-esgoto ao negociar que Galo (Jackson Antunes) entregasse a cabeça de Zoé à polícia.

Já Mauritânia caiu em um golpe para leigos, assinou papéis sem ler, entregando sua fortuna e todo os seu poder na Rhodes a um personagem que ela mesmo rejeitava fazia tempo por conta do "cheiro de roubada" que exalava de Humberto (Fabio Assunção). 

Os núcleos de humor reforçaram que o forte do autor são as vilãs. Fazer rir também foi um problema que ele teve em Todas as Flores. São inúmeros os relatos de espectadores que pulam as cenas da família de Oberdam (Douglas Silva) ou a "encheção de linguiça" dos clipes do concurso Garoto Rhodes. 

Os capítulos finais têm suas derrapadas, como Zoé toda quebrada cavando cova com as próprias mãos para matar Humberto ou o fato de uma fugitiva não ser procurada pela polícia, criando seu filho e recebendo visitas do amado sem ninguém localizá-la. 

Zoé e Vanessa

Vanessa e Zoé no penúltimo capítulo

Quando termina Todas as Flores?

O último capítulo será transmitido ao vivo nesta quinta (1º), às 18h, para todos os assinantes do Globoplay, encerrando a saga com 85 episódios. O capítulo estará liberado na plataforma em seguida para quem não pode se dar ao luxo de acompanhar a "live". 

Desde a estreia, Carneiro tem alardeado que Todas as Flores foi a primeira novela feita para o streaming no Brasil, deixando Verdades Secretas 2 (2021) de fora disso. São projetos diferentes. Afinal, a trama de Walcy Carrasco era a continuação de uma história pensada para a faixa das 23h da Globo em 2015, mas que não deixou de ser uma novela feita para o streaming também.

Enfim, o autor disse ainda ao jornal O Globo, na semana passada, que o capítulo final de Todas as Flores usará um recurso inédito em seu desfecho, com a participação apenas das três protagonistas: Maíra, Vanessa e Zoé. Na chamada do episódio de encerramento, fica claro que Vanessa vira o o jogo e que sua irmãzinha vai a julgamento. 


Resumos Semanais

Todas as Flores: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 20/11

Segunda, 20/11 (Capítulo 55)
Maíra atira em Vanessa. Pablo foge com o dinheiro. Vanessa diz à polícia que Maíra sequestrou Zoé e matou Humberto e Galo. Maíra é presa. Rafael descobre sobre situação de Maíra. Passam-se alguns anos. Zoé assume ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.