Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'ESPÍRITO DE PORCO'

Por que Todas as Flores mudou exibição de capítulos finais? Chefão explica

Reprodução/Globoplay

Letícia Colin faz cara de psicopata e enforca Regina Casé, que está ensanguentada, em cena de Todas as Flores

Vanessa (Letícia Colin) tenta matar Zoé (Regina Casé) no penúltimo capítulo de Todas as Flores

LUCIANO GUARALDO e CARLA BITTENCOURT

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 30/5/2023 - 17h00

Depois de lançar apenas três capítulos do bloco final de Todas as Flores na última quarta (24), o Globoplay estreia nesta terça (30), em uma live às 18h, o penúltimo episódio de sua novela. A ideia de ignorar as convenções do streaming e virar uma TV com grade linear surgiu para evitar spoilers.

Segundo Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais da Globo, a mudança de estratégia bem nos momentos derradeiros foi uma decisão "muito simples". "Eu sabia que o penúltimo capítulo teria uma carga dramática muito forte. O João [Emanuel Carneiro, autor de Todas as Flores] já tinha me falado", começou a justificar o executivo em conversa com o Notícias da TV.

"Ele contou mais ou menos as coisas que acontecem. Então, decidimos que esse capítulo e o último tinham que ser [disponibilizados] separadamente, eles precisam ter uma exibição destacada para evitar os spoilers", continuou.

Porque, no mundo das redes sociais, quando a gente publica um bloco de capítulos [no Globoplay], tem sempre o espírito de porco que vai lá no último, vê tudo e começa a botar no Twitter quem morreu, quem matou. Isso atrapalha a experiência de quem está acompanhando.

Para driblar esses "espíritos de porco" e assegurar que o público fiel se surpreenda com cada reviravolta, o Globoplay vai fazer a exibição ao vivo dos capítulos, e só depois disponibilizará o conteúdo para que os assinantes vejam sob demanda --ou seja, na hora que quiserem.

"Estamos mantendo o horário da publicação às 18h para não quebrar muito o hábito, mas tem gente que não vai conseguir chegar [em casa] para ver, porque já não via os capítulos a partir das 18h. Aí, tudo bem, é um hábito que se respeita", respondeu ele à crítica de que boa parte do público estará voltando do trabalho na hora em que os capítulos são disponibilizados e correrá o risco de ver spoilers de qualquer maneira.

Além de evitar que as surpresas sejam estragadas antes da hora, a exibição de Todas as Flores como se fosse uma novela tradicional, em uma grade linear, também estimula a chamada "segunda janela" --quando as pessoas comentam nas redes sociais aquilo que estão assistindo no momento. No conteúdo sob demanda, essa conversa é dificultada, pois cada espectador vê a série na hora que pode e/ou deseja.

"Para quem gosta dessa coisa social --muita gente gosta de ver novela assim, comentando no grupo de WhatsApp, escrevendo no Twitter, comentando ao vivo com a pessoa que está do lado--, para quem gosta dessa experiência social, a gente decidiu fazer linearmente em uma live, né? É o capítulo, só que ele é transmitido ao vivo e depois fica disponível para quem quiser ver", justificou Brêtas.

"Então essas são as razões: basicamente, estimular a conversa social e evitar os spoilers", reiterou o chefão do Globoplay.

Além do penúltimo capítulo, exibido em uma live nesta terça, o episódio derradeiro de Todas as Flores também terá transmissão "ao vivo" na quinta-feira, às 18h.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Todas as Flores e outras novelas:


Resumos Semanais

Todas as Flores: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 20/11

Segunda, 20/11 (Capítulo 55)
Maíra atira em Vanessa. Pablo foge com o dinheiro. Vanessa diz à polícia que Maíra sequestrou Zoé e matou Humberto e Galo. Maíra é presa. Rafael descobre sobre situação de Maíra. Passam-se alguns anos. Zoé assume ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.