Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NÃO É ADEUS

Final de Santinha em Renascer: Saiba como ela volta do mundo dos mortos na novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Duda Santos vestida de noiva, com expressão séria, em cena de Renascer

Santinha (Duda Santos) em cena de Renascer; personagem voltará como espírito e ficará até o final

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 3/2/2024 - 18h00

Santinha (Duda Santos) teve uma morte trágica no capítulo de sexta (2) de Renascer. A personagem não resistiu ao parto complicado do quarto filho e morreu logo após o nascimento do bebê. No entanto, ela não sumirá da novela. José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) passará o resto da vida apaixonado e obcecado pela mulher, e ela aparecerá com frequência nos sonhos e devaneios dele.

Na primeira versão de Renascer, exibida em 1993, a ideia era que Santinha morresse e não voltasse mais à novela. Mas a personagem fez tanto sucesso e teve uma repercussão tão grande com o público na primeira fase que Patrícia França foi convocada de surpresa para voltar à trama.

"Quando me chamaram pra fazer a novela, não tenho a lembrança de alguém ter me dito 'você vai voltar' [após a primeira fase]. Quando acabei as gravações, fui fazer um show musical. Lembro que um dia me ligaram e falaram: 'Você tem que vir pra cá gravar, você tem cenas pra gravar'. Isso me deixou muito surpresa", disse Patrícia em entrevista ao Notícias da TV.

Na segunda fase, ela contracenou com Antonio Fagundes, que fez o papel de José Inocêncio. O homem nunca superou a perda de sua amada. Ele pensava e sonhava com ela frequentemente, e Santinha aparecia nestes momentos para o marido. Patrícia França guarda boas lembranças destas cenas.

"Era muito especial fazer aquelas cenas com Antonio Fagundes; por ser o Fagundes, esse ator tão maravilhoso, e porque eram muito bonitas, muito bem escritas. Eu me emocionava muito. Todas as vezes em que eu ia fazer [as cenas], ficava muito emocionada, era muito especial pra mim. Aquela personagem está no meu coração até hoje, pelo que ela é e pela resposta que tive do público. Maria Santa é uma figura muito especial", afirmou a atriz.

O público reagiu bem aos retornos do Além da personagem e se sensibilizou com o amor eterno de José Inocêncio. Santinha foi muito mais acolhida pelos telespectadores do que Mariana (Adriana Esteves). A protagonista da segunda fase foi criticada por supostamente seduzir tanto o pai (José Inocêncio) quanto o filho (João Pedro, interpretado na época por Marcos Palmeira).

Se a nova versão se mantiver totalmente fiel à original, Maria Santa aparecerá na trama até o final. A última cena dela, aliás, foi a preferida de Patrícia França.

[Atenção: o próximo parágrafo pode conter spoiler sobre o final de Renascer]

"O momento mais marcante pra mim foi a cena em que ela [Santinha] vai buscar o José Inocêncio. O final da novela é comigo e com Fagundes. Ele [José Inocêncio] está morto, está no leito de morte, e ela vai até a cabeceira da cama. É uma cena muito bonita", declarou a atriz.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre no último dia 22. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.