Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Esquecido pelas novelas, dom Pedro 2º volta à Globo após mais de 30 anos

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

O ator Selton Mello caracterizado como dom Pedro 2º na novela inédita Nos Tempos do Imperador

O ator Selton Mello caracterizado como dom Pedro 2º na novela inédita Nos Tempos do Imperador

THELL DE CASTRO

Publicado em 8/8/2021 - 7h16

Nesta segunda (9), a Globo estreia sua primeira novela inédita desde o início da pandemia. A história de Nos Tempos do Imperador será contada a partir de 1856 e mostrará dom Pedro 2º (Selton Mello) e figuras de seu entorno. Inédito em novelas, o personagem já foi retratado em duas esquecidas minisséries da Globo nos anos 1980.

Nos Tempos do Imperador é uma continuação de Novo Mundo, exibida em 2017 e reprisada no ano passado. A trama foi ambientada entre os anos de 1817 e 1822 e envolveu episódios históricos, como a Independência do Brasil.

Entre outros, foram retratados personagens reais como dom Pedro 1º (Caio Castro), princesa Leopoldina (Letícia Colin) e José Bonifácio de Andrada e Silva (Felipe Camargo).

Com menor presença na teledramaturgia brasileira, dom Pedro 2º foi retratado pela primeira vez na teledramaturgia da Globo na minissérie Abolição, exibida em quatro capítulos entre 22 e 25 de novembro de 1988.

Escrita por Wilson Aguiar Filho, dirigida por Walter Avancini e produzida por Paulo César Ferreira, Abolição foi a primeira parceria da Globo com produtores independentes no gênero e comemorava o centenário da abolição da escravatura. Carlos Kroeber viveu dom Pedro 2º, enquanto Tereza Rachel interpretou a Princesa Isabel.

Um ano depois, entre 14 e 17 de novembro de 1989, foi lançada outra minissérie, produzida pelos mesmos profissionais. República se passava em 1889, destacando os fatos que levaram à Proclamação da República no Brasil.

Boa parte do elenco retornou, incluindo Kroeber e Rachel com seus personagens. Também foram adicionados Regina Macedo (imperatriz Tereza Cristina) e Luís Felipe de Lima (dom Pedro Augusto).

Nessa produção, outras figuras históricas também apareceram como Benjamim Constant (Mauro Mendonça), general Floriano Peixoto (Cláudio Cavalcante), general Deodoro da Fonseca (Castro Gonzaga), visconde de Ouro Preto (Herval Rossano), Quintino Bocaiúva (Ivan de Albuquerque) e Rui Barbosa (Pedro Veras), entre outros.

Os dois trabalhos, gravados simultaneamente para facilitar os custos de logística, produção e continuidade, ficaram marcados pela baixa repercussão junto ao público. No caso de República, as eleições presidenciais de 1989, que ocorreram no mesmo período, agravaram ainda mais a situação.

Outras produções

A família imperial brasileira também foi retratada em outras novelas e minisséries como O Quinto dos Infernos (2002), Liberdade Liberdade (2016) e a própria Novo Mundo, entre outras.

Dom Pedro 2º nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro, e tornou-se príncipe regente do Brasil aos seis anos, quando seu pai, dom Pedro 1º, abdicou ao trono. Ele foi coroado Imperador em 18 de julho de 1841, em ato que ficou conhecido como Golpe da Maioridade.

Após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, dom Pedro 2º embarcou com a família para Portugal, para cumprir seu exílio. Em seguida, foi para Paris, na França, onde viveu até sua morte, em 5 de dezembro de 1891, aos 66 anos, em decorrência de uma pneumonia. No início da década de 1920, seus restos mortais foram trazidos para o Brasil e estão depositados atualmente em Petrópolis (RJ).


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#69 - Tudo sobre Nos Tempos do Imperador, nova novela das seis!" no Spreaker.


Os capítulos de Nos Tempos do Imperador são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.