Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Engessada, Larissa Manoela tem trunfo para sacudir ibope de Além da Ilusão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Larissa Manoela grava cena como Isadora de Além da Ilusão, novela das seis da Globo, e Rafael Vitti aparece ao fundo

Larissa Manoela é a protagonista de Além da Ilusão na pele das irmãs Elisa e Isadora

RAPHAEL SCIRE

raphascire@gmail.com

Publicado em 4/3/2022 - 6h40

A julgar pelos números iniciais, a atual novela das seis da Globo, Além da Ilusão, tem que fazer uma boa mágica para não perder público, cada vez mais pulverizado entre telas. A trama de Alessandra Poggi, porém, mostra-se com fôlego, e o fato de a emissora ter retomado a produção de obras abertas, sujeitas a alterações ao sabor da audiência, dá à autora a chance de corrigir eventuais falhas.

Protagonizada por Larissa Manoela, Além da Ilusão conta a história de amor de Elisa e Davi (Rafael Vitti). Na primeira fase, a jovem é assassinada pelo próprio pai, Matias (Antonio Calloni), mas quem paga pelo crime é o mágico interpretado por Vitti. Dez anos se passam até que o ilusionista finalmente consegue fugir da cadeia.

Um acidente de trem, porém, o coloca novamente no caminho da família de Elisa, mas desta vez ele irá se apaixonar pela irmã da amada, Isadora. Quem dá vida à garota é a mesma Larissa Manoela, agora com olhos claros que em nada remetem à coloração acastanhada do olhar da intérprete da personagem na primeira fase, a menina Sofia Budke. Aparentemente, ninguém da produção reparou nesse pequeno detalhe. 

Davi, por sua vez, assume a identidade de Rafael, em um enredo que coincidente com o da novela das nove da Globo, Um Lugar ao Sol. Outra falha que ninguém parece ter notado. Vitti e Larissa Manoela têm química juntos, apesar da performance engessada da atriz no vídeo.

A estreia de Larissa na Globo trouxe juntamente ao seu público fiel nas redes sociais a expectativa em torno de sua performance em uma trama adulta. Esperava-se uma atuação sem os vícios de folhetins infantis que ela protagonizou no SBT. Só que a atriz ainda parece mais declamar o texto do que propriamente dar vida à personagem.

Sophia Budke em cena como Isadora

Sofia Budke em cena como Isadora

Cercada de outros talentos, como Malu Galli (Violeta), Olivia Araújo (Augusta) e Paloma Duarte (Heloísa), Larissa pode aproveitar a convivência para ajustar sua interpretação. Para sua sorte, ela tem o trunfo de ser extremamente carismática, característica essencial para qualquer mocinha, o que pode sacudir positivamente a audiência da novela.

Em termos estruturais, Além da Ilusão apresenta qualidades folhetinescas e muito romantismo, com um quê de ingenuidade e doçura, ingredientes perfeitos para a faixa das 18h. Há vilões que mexem com a história sem pesar a mão na caricatura, como Joaquim (Danilo Mesquita) e Úrsula (Bárbara Paz), e coadjuvantes que ajudam a dar ritmo ao enredo.

A mágica, elemento central na trama, traz ainda uma sensação de encantamento, o que torna a novela visualmente atrativa. Complementar a isso, outro ponto de destaque é a direção de Luiz Henrique Rios.

O apuro estético do diretor em momento algum se sobrepõe à narrativa, ao contrário, soma a ela. Cenários bem iluminados e uma direção de arte impecável arrematam a embalagem bem feita por Rios. 

Além da Ilusão é um respiro de leveza depois de reprises e uma trama com mais compromisso histórico do que folhetinesco como foi sua antecessora, Nos Tempos do Imperador. Seu objetivo é resgatar não só a audiência minguante da emissora, mas sobretudo o brilho que o horário das seis ainda é capaz de mostrar. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso lustrá-lo um pouquinho mais. 

Confira também os resumos das novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#92 - Será o fim de Christian e Lara em Um Lugar ao Sol?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.