Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Santo descobre que é pai de Miguel e impede incesto

Reprodução/TV Globo

Tereza (Camila Pitanga) revela verdade a Santo (Domingos Montagner) em Velho Chico - Reprodução/TV Globo

Tereza (Camila Pitanga) revela verdade a Santo (Domingos Montagner) em Velho Chico

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 15/6/2016 - 5h47
Atualizado em 15/6/2016 - 6h05

Após 70 capítulos mantendo em segredo a paternidade de Miguel (Gabriel Leone), os autores de Velho Chico vão promover uma virada na novela da nove da Globo. Tereza (Camila Pitanga), enfim, contará para Santo (Domingos Montagner) que se casou com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) esperando um filho do agricultor. Santo dirá que nunca recebeu suas cartas, e eles lavarão a roupa suja desse passado cheio de coisas não ditas. Santo virará uma onça ao perceber que Olívia (Giullia Buscacio) e Miguel estão prestes a ser vítimas dessa mentira. Ele correrá em seu cavalo para impedir que a filha se entregue ao próprio irmão.

O presidente da cooperativa chegará bem na hora em que os dois jovens estarão sozinhos, no celeiro da fazenda Piatã, deixando a atração tomar conta de seus corpos. Santo bradará tão forte que de longe Olívia e Miguel ouvirão seu grito. Eles vão se afastar, constrangidos. "Não diga nada, Miguel! Nem uma palavra", falará o presidente da cooperativa, com rispidez. 

Antes disso, o público verá Miguel romper com Afrânio (Antonio Fagundes) e dormir na cocheira da fazenda da família dos Anjos após pedir abrigo a Santo. Eles passarão a trabalhar juntos na última semana deste mês no projeto de sintropia, mesmo com Luzia (Lucy Alves) e Bento (Irandhir Santos) fazendo de tudo para afastar o neto do coronel.

Miguel afirmará que não faltou com respeito com Olívia, e ela também ficará espantada com a atitude do pai. O agricultor praticamente a arrastará do local, mesmo com ela dizendo que não rolou nada entre eles. "E é melhor mesmo que não tenha! Antes que isso aqui termine em desgraça", esbravejará Santo.

reprodução/tv globo

Gabriel Leone contracena com Giullia Buscacio: irmãos se encantam na trama

Quase três meses de espera

O telespectador espera desde o dia 11 de abril, quando entrou no ar a segunda fase de Velho Chico, que Tereza revele a Santo que ele é o pai de seu filho. Mesmo tendo encontros sexuais com o agricultor, a filha do coronel não conseguirá falar sobre o assunto em nenhum momento. Ela pensa que Santo sabe da verdade, já que à época enviou cartas contando da gestação. Só que as correspondências foram destruídas por Luzia.

A cena em que Tereza fala da paternidade de Miguel está prevista para ir ao ar dia 1º de julho. Desesperada com o sumiço do filho, que brigou com o avô, ela ligará para Santo e marcará um encontro. O agricultor revelará que Miguel apareceu em sua casa pedindo guarita.

"O que eu vou falar, Santo, pode mudar nossa vida, ou melhor: vai mudar! E não sei se é justo mudar o que estamos vivendo agora, depois de tudo que passamos pra chegar até aqui. Mas também não é justo carregar esse fardo calada", dirá Tereza. Ele comentará que nada pode mudar o que sente por ela, mas sua reação ao descobrir a verdade será das piores.

"Depois de todos esses anos, eu precisava dizer, olhando nos seus olhos, que aquele menino que fugiu de casa e foi buscar guarida com você, talvez seja mais parecido com o pai dele do que eu pudesse imaginar. Cada dia que passa Miguel se parece ainda mais com o pai dele! Eu quero que você saiba, e preciso ter certeza que você sabe, que Miguel é seu filho, Santo", revelará Tereza.

Lavação de roupa suja

O capítulo terminará com um close dele, desnorteado. No dia seguinte (2), Santo surgirá perguntando "Quer dizer que eu tenho um filho homem?". "Nós tivemos um filho, Santo. Miguel é nosso filho! Eu te contei, Santo. Eu te escrevi contando", afirmará a filha do coronel.

"Eu nunca recebi carta nenhuma. Nem carta, nem notícia desse filho até hoje. Tô sabendo dele agora e não tô acreditando", gritará Santo. "Pois acredite, Santo, eu te escrevi. Não foram uma nem duas vezes. Eu escrevi cartas e mais cartas e você nunca me respondeu", vai declarar Tereza.

Eles vão começar a brigar, com ela afirmando que escreveu, e ele achando que é mentira. "Porque você fez isso? Porque você escondeu meu filho de mim durante todos esses anos? Eu fui atrás de você, Tereza. Eu arrisquei minha vida, mais de uma vez, indo atrás de você", lembrará ele.

Ela, por sua vez, jogará na cara dele que fugiu de Salvador e deu de cara com o amado beijando Luzia na plantação. É assim que eles vão trocando mágoas, revirando o passado e as feridas que ainda guardam abertas.

"Eu tirei a vida de meu pai, e desgracei minha família por quê? Tudo por causa d’uma mentira?", indagará Santo. Ao ver que ele vai partir, Tereza implorará para que Santo não revele nada ao herdeiro. "Ele não sabe, não é? Claro que não sabe. Quando um de Sá Ribeiro teria a decência de contar que ele é filho de um retirante?", questionará Santo, irônico.

Mais uma dúzia de ofensas serão trocadas até Santo falar que o rapaz precisa saber a verdade. "Ele e minha filha precisam saber que são irmãos! Será que você não vê o risco que isso pode ter?", vai disparar agricultor. Tereza dirá que teme ser odiada por Miguel. Santo se lembrará que Olívia e Miguel devem estar juntos e sozinhos. Ele montará em seu cavalo e sairá à toda. "Por favor, me perdoa, mas eu fiz o que fiz pensando em Miguel", pedirá Tereza.

Cavalgando furioso, Santo falará em voz alta: "Você mentiu pra mim por todos esses anos, Tereza. Depois de tudo, você mentiu pra mim."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.