CORONEL ENCURRALADO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Teca (Lívia Silva) em cena de Renascer: ela entrará em transe e impressionará até a vidente
A mediunidade de Teca (Lívia Silva) a levará até a cena do assassinato de Belarmino (Antonio Calloni) em Renascer. Diante de Inácia (Edvana Carvalho), Buba (Gabriela Medeiros) e Mariana (Theresa Fonseca), a garota entrará em transe e verá a morte da mesma maneira que o público assistiu na primeira fase. A novela das nove alimentará a suspeita de que José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) foi o responsável.
A essa altura da trama, o rifle pendurado na parede da antiga casa do avô de Mariana terá sido entregue ao coronel. Inocêncio começará a mexer na arma e vai sorrir de maneira sarcástica ao se lembrar de como se livrou de Belarmino e Firmino (Enrique Diaz) em uma só tacada.
"Ele começa uma ação de desmontar, limpar, consertar e remontar a arma, demonstrando uma intimidade com o rifle que muito nos impressiona. Os takes dessa ação irão se sobrepor livremente à cena seguinte ao sabor da direção. A ideia, como em todo mistério, não é darmos respostas, mas alimentarmos de sugestões a cabeça do espectador", escreveu Bruno Luperi no roteiro entregue aos atores.
A sequência trará as mulheres na cozinha da casa de Inocêncio falando do casamento de João Pedro (Juan Paiva) e do ódio do pai dele. A conversa enveredará para vingança e morte, com Inácia falando que a guerra só terminará quando Inocêncio ou Egídio (Vladimir Brichta) morrerem.
Alheia à conversa, Teca soltará: "Que nem aconteceu com coroné Belarmino". As três mulheres se assustarão e notarão que a gestante terá o olhar perdido e falará ao léu, como se tivesse sido tomada por uma forte intuição. "Os takes de José Inocêncio vão se sobrepondo a esta cena ao sabor da direção e do brilhante trabalho da edição!", indicou Luperi.
Mariana perguntará o que ela disse, e imediatamente Inácia falará que a menina está falando besteira. "Tô, não... Eu vi!", responderá a grávida, ainda em transe. "Parece estar revendo os flashes da morte de Belarmino e os takes de Inocêncio manejando a arma", acrescentou o novelista no roteiro.
Quando tive na casa dele, de coroné Belarmino! Eu vi! Foi como se tivesse em minha frente... Coroné Belarmino sêno pirsiguido... Eu vi! Ele tava a pé... Aí teve um tiro, e ele caiu, mas se levantô e tentôsaí correndo... E teve ôtro tiro... E mais ôtro. Ele continuô fugindo... Foi pro meio das roças, mas quâno se apoiô num pé de cacau, veio o último tiro e lhe acertô.
Impressionada, Inácia disparará: "Bem no meio da testa!". "Eu vi o sangue dele se escorrêno pelo cacau!", continuará Teca. Aflita, Mariana perguntará quem é que estava atrás do seu avô e sacudirá a jovem, que despertará do transe. "Quem atirô em quem? Do que é que eu tava falâno?", indagará a gestante, sem controle sobre suas visões.
No escritório, José Inocêncio terminará de limpar a arma e a estará manejando até se deparar com Mariana parada à porta. "O que a arma de meu avô tá fazêno aqui? Foi com essa arma que você matô meu avô? Pergunte a Teca... Ela quem viu!", bradará a dona de casa.
Inocêncio se limitará a falar que, se usaram a arma da própria vítima, só poderia ser alguém que vivia com Belarmino. Ele também dirá que a arma agora é sua, pois comprou a fazenda e a casa com tudo que tinha dentro. Em seguida, o coronel sairá andando, mas Mariana terá certeza de que o marido foi responsável pelo destino cruel de seu avô.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Antonio Calloni
Bruno Luperi
Edvana Carvalho
Enrique Diaz
Gabriela Medeiros
Lívia Silva
Marcos Palmeira
Renascer
Theresa Fonseca
Vladimir Brichta
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.