Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DILEMA

Em Renascer, Morena desvenda mistério em torno de Zinha: 'Não gosta da fruta'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Zinha (Samantha Jones) em cena de Renascer

Zinha (Samantha Jones) em cena de Renascer; garota enfrenta conflito por ser lésbica na novela

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 19/2/2024 - 12h00

Morena (Ana Cecília Costa) dará um palpite certeiro sobre o motivo do conflito interno que Zinha (Samantha Jones) vive em Renascer. A garota terá uma reação exagerada quando a madrinha sugerir que ela tenha um romance com João Pedro (Juan Paiva), e a ex-prostituta suspeitará de que ela pode ter interesse no mesmo sexo.

A cena está prevista para ir ao ar nesta terça (20) na novela das nove da Globo. A mulher de Deocleciano (Jackson Antunes) fará uma brincadeira que pegará muito mal com a filha de Jupará (Evaldo Macarrão).

"E por que num casava logo eles dois pra se isso tem cura?", comentará ela com o marido, referindo-se ao mau humor de João Pedro e de Zinha. "Num era mió emburrá os dois junto que ficá aí todos dois com essa cara amarrada?", emendará.

Zinha se levantará da mesa e sairá furiosa. "Ah, pronto!", bufará ela. "Ondé que vai, Zinha?", perguntará Deocleciano. "Vô vortá pra lida... Que é pra cabánum falâno o que num devo!", reclamará a garota.

Mais tarde, quando estiver lavando a louça ao lado do marido, a personagem de Ana Cecília Costa comentará a reação de Zinha. "Nunca vi uma coisa dessa, a pessoa num podê mais fazê nenhuma brincadêra que já leva um coice por cima da cara", resmungará. " sabe que Zinha fica arretada com essas história", justificará o peão.

Morena continuará a se queixar da garota, dirá que está preocupada com tanta braveza e emendará com um palpite: se o romance com João Pedro não engatar, será sinal de que o interesse dela não é por homens.

"Se ela numme garrá João Pedro agora... Hum, hum... ói, eu num lhe digo e é nada!", insinuará. "Os dois é como se fosse irmão, nega", ponderará o marido. "Pois eu lhe digo que se ela dexá João Pedro passá, é sinal de que num gosta da fruta!", sentenciará.

Deocleciano ficará alarmado, implorará para a mulher não brincar com uma coisa dessas. "Que é que foi, Deocleciano?! Só me faltava era esta: justo você, que se casô co’a rainha das quenga, querêvim moralizá a minina por isso!", devolverá Morena.

O peão tentará se justificar dizendo que tem medo de um boato se espalhar e a garota sofrer. "E sabe o tanto que ela pode tá sofrêno se tivé que escondê o que é pra tentá sê filiz?!", discursará a ex-prostituta, deixando claro que dará seu apoio no momento em que Zinha se descobrir lésbica.

A história de Zinha

Na versão original, exibida em 1993, o personagem de Samantha Jones era Zinho, vivido por Cosme Santos, mas Bruno Luperi mudou o gênero da personagem e criou um conflito com relação à sua sexualidade. A decisão do autor vai na contramão das declarações do avô Benedito Ruy Barbosa sobre o desenvolvimento de tramas focadas em personagens LGBTQIA+.

"Não sou contra, não acho errado. O que acho é que, quando tenho na mão 80 milhões [de pessoas] assistindo à minha novela, tenho que ter responsabilidade. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar", ressaltou o veterano durante o lançamento de Velho Chico (2016).

O roteirista também mudou o perfil de Buba, agora interpretada por Gabriela Medeiros. A personagem, originalmente uma pessoa intersexo (na época chamada de hermafrodita), se tornou uma mulher transexual.

De acordo com a sinopse de Renascer a que o Notícias da TV teve acesso, Zinha vai viver uma série de conflitos com a própria sexualidade e ganhará ainda mais holofotes sobre sua história.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 24/6 a 6/7

Segunda, 24/6 (Capítulo 133)
Egídio concorda em abrigar Mariana em sua casa. João Pedro mostra a Sandra sua intenção em resgatar o amor da mulher. Lu gosta de saber que João Pedro aceitou o negócio proposto por Bento. Augusto questiona ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.