DILEMA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Zinha (Samantha Jones) em cena de Renascer; garota enfrenta conflito por ser lésbica na novela
Morena (Ana Cecília Costa) dará um palpite certeiro sobre o motivo do conflito interno que Zinha (Samantha Jones) vive em Renascer. A garota terá uma reação exagerada quando a madrinha sugerir que ela tenha um romance com João Pedro (Juan Paiva), e a ex-prostituta suspeitará de que ela pode ter interesse no mesmo sexo.
A cena está prevista para ir ao ar nesta terça (20) na novela das nove da Globo. A mulher de Deocleciano (Jackson Antunes) fará uma brincadeira que pegará muito mal com a filha de Jupará (Evaldo Macarrão).
"E por que num casava logo eles dois pra vê se isso tem cura?", comentará ela com o marido, referindo-se ao mau humor de João Pedro e de Zinha. "Num era mió emburrá os dois junto que ficá aí todos dois com essa cara amarrada?", emendará.
Zinha se levantará da mesa e sairá furiosa. "Ah, pronto!", bufará ela. "Ondé que cê vai, Zinha?", perguntará Deocleciano. "Vô vortá pra lida... Que é pra cabánum falâno o que num devo!", reclamará a garota.
Mais tarde, quando estiver lavando a louça ao lado do marido, a personagem de Ana Cecília Costa comentará a reação de Zinha. "Nunca vi uma coisa dessa, a pessoa num podê mais fazê nenhuma brincadêra que já leva um coice por cima da cara", resmungará. "Cê sabe que Zinha fica arretada com essas história", justificará o peão.
Morena continuará a se queixar da garota, dirá que está preocupada com tanta braveza e emendará com um palpite: se o romance com João Pedro não engatar, será sinal de que o interesse dela não é por homens.
"Se ela numme garrá João Pedro agora... Hum, hum... ói, eu num lhe digo e é nada!", insinuará. "Os dois é como se fosse irmão, nega", ponderará o marido. "Pois eu lhe digo que se ela dexá João Pedro passá, é sinal de que num gosta da fruta!", sentenciará.
Deocleciano ficará alarmado, implorará para a mulher não brincar com uma coisa dessas. "Que é que foi, Deocleciano?! Só me faltava era esta: justo você, que se casô co’a rainha das quenga, querêvim moralizá a minina por isso!", devolverá Morena.
O peão tentará se justificar dizendo que tem medo de um boato se espalhar e a garota sofrer. "E sabe o tanto que ela pode tá sofrêno se tivé que escondê o que é pra tentá sê filiz?!", discursará a ex-prostituta, deixando claro que dará seu apoio no momento em que Zinha se descobrir lésbica.
Na versão original, exibida em 1993, o personagem de Samantha Jones era Zinho, vivido por Cosme Santos, mas Bruno Luperi mudou o gênero da personagem e criou um conflito com relação à sua sexualidade. A decisão do autor vai na contramão das declarações do avô Benedito Ruy Barbosa sobre o desenvolvimento de tramas focadas em personagens LGBTQIA+.
"Não sou contra, não acho errado. O que acho é que, quando tenho na mão 80 milhões [de pessoas] assistindo à minha novela, tenho que ter responsabilidade. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar", ressaltou o veterano durante o lançamento de Velho Chico (2016).
O roteirista também mudou o perfil de Buba, agora interpretada por Gabriela Medeiros. A personagem, originalmente uma pessoa intersexo (na época chamada de hermafrodita), se tornou uma mulher transexual.
De acordo com a sinopse de Renascer a que o Notícias da TV teve acesso, Zinha vai viver uma série de conflitos com a própria sexualidade e ganhará ainda mais holofotes sobre sua história.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.