Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

Em Renascer, Inocêncio toma esculacho do filho por causa de Mariana: 'Papelão'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 11/2/2024 - 6h15

José Bento (Marcello Melo Jr) não vai aceitar tão facilmente o casamento de José Inocêncio (Marcos Palmeira) com Mariana (Theresa Fonseca) em Renascer. O advogado dará um esculacho no pai ao saber que ele está enrabichado pela neta de Belarmino (Antônio Calloni) e chamará o fazendeiro de "velho trouxa".

A discussão acontecerá no capítulo de terça-feira (13) da novela das nove da Globo. José Inocêncio convocará os filhos a voltarem à Bahia para contar a novidade sobre Mariana, mas José Augusto (Renan Monteiro) não será encontrado pelo pai e não acompanhará os irmãos.

O antigo coronelzinho explicará como Mariana chegou à fazenda, e José Bento debochará do relacionamento do pai. "O senhor não vê a diferença de idade dos dois?", perguntará. José Inocêncio será direto: "Num penso nisso quando me deito mais ela!".

Bento e Venâncio (Rodrigo Simas) ficarão desconcertados, e João Pedro (Juan Paiva) se mostrará arrasado. "É que os anos pesam, pai", falará o publicitário, delicado. "Num me pergunto mais quanto dura a vida, me pergunto quanto vai durá a minha vontade de viver", responderá Inocêncio, sem hesitar.

"Até porque, quando casei mais a mãe d'ocês, pensei que era pra vida intêra. E sofro por isso até hoje. Todos sentem", responderá o patriarca, falando ainda que nunca superou Maria Santa (Duda Santos): "Nem nunca vô esquecê... mais me conformei... E isso, pra mim, já é muito".

Venâncio dirá ao pai que ele tem todo o seu apoio, e Bento se sentirá traído pelo irmão. "Essa graça vai durar o quê? Dois, quatro anos?", continuará o advogado. "Eu espero que ela faça o senhor tão feliz quanto mainha lhe fez", completará o publicitário. Mesmo traindo o que sente, João Pedro desejará o mesmo: "Eu acho que o mano tá é certo".

Bento ficará revoltado: "Pois eu não acho, não! Nem que ela não fosse neta de Belarmino, a quem todo mundo diz que foi o senhor quem mandou matar... O senhor não vê o papelão que está passando?".

"Eu num matei o avô dela! E a única pessoa que precisava sabê disso já teve prova suficiente da minha inocência!", responderá o fazendeiro vivido por Marcos Palmeira. Bento não se intimidará: "E será que ela acreditou de verdade? Ou só disse isso pra te dar o golpe?".

João mandará o irmão ter mais respeito pelo pai deles. "Respeito por quê? Por quem? Por umazinha que você tirou da casa da Jacutinga [Juliana Paes] pra satisfazer as fantasias de painho? Essa daí não passa de uma aproveitadora, que encontrou um velho pra fazer de trouxa... Ou será que o senhor não se enxerga?", detonará.

José Inocêncio não deixará barato e ofenderá o filho: "Devo de muito trôxa mêmo, por criado um filho tão ingrato quanto você!". "O que o senhor chama de ingratidão, eu conheço como sinceridade... Bom senso! Coisa que, pelo visto, não se encontra mais por aqui", responderá Bento, saindo do papo de cabeça quente.

Resumo dos capítulos

Segunda, 12/2 (Capítulo 19)
Buba se afasta de Venâncio. Inácia diz a Mariana que o destino da jovem vai lhe cobrar um preço alto por abrir mão de João Pedro. José Inocêncio avisa a Mariana que convocará os filhos para comunicar que agora eles são um casal. Venâncio conta a Buba que terminou com Eliana.

Buba se oferece para ir com José Venâncio à fazenda do pai. Zé Bento pede a Kika que finja que ele é seu cliente perante José Inocêncio. José Inocêncio discute com João Pedro sobre a política de preço do cacau. Buba e José Venâncio entram de mãos dadas na fazenda de José Inocêncio.

Terça, 13/2 (Capítulo 20)
José Bento e José Venâncio se surpreendem ao saber que o pai se casará com Mariana. Venâncio se surpreende com a ideia de Buba de abrir o jogo para José Inocêncio. Bento se interessa pelo faturamento do pai com a produção de cacau.

Bento afirma a José Inocêncio que ele deverá fazer a partilha dos bens de Maria Santa entre os filhos, antes de se casar com Mariana. Kika desconfia da inocência de Mariana. João Pedro diz a Zinha que não se sente irmão de Venâncio, Bento e Augusto.

Quarta, 14/2 (Capítulo 21)
Por se sentir culpado pela morte de Maria Santa, João Pedro comunica ao pai que abre mão de sua parte na herança. José Inocêncio diz aos filhos que não faz questão da presença deles no casamento. João Pedro prefere ficar com as terras que eram de Belarmino, e decide se mudar de vez para a fazenda para morar com Morena, Deocleciano e Zinha.

Mariana comenta com Inácia que prevê ser respeitada por todos depois de seu casamento. José Inocêncio conta a Buba como fincou o facão aos pés do Jequitibá. Morena aconselha João Pedro a esquecer Mariana. Venâncio tenta convencer Buba a não comentar sobre sua vida pessoal. José Inocêncio surpreende Buba em sua biblioteca.

Quinta, 15/2 (Capítulo 22)
Buba teme quando José Inocêncio afirma pressentir que ela lhe dará um neto. José Inocêncio confessa a Mariana seu receio de que os filhos não tenham competência para cuidar das terras que herdarão. Venâncio critica Bento ao ouvir as ideias do irmão para administrar as terras.

Kika nota a admiração de Buba por José Inocêncio. Padre Santo e Pastor Lívio impedem que jagunços, a mando de Egídio, entrem em conflito com os assentados. Pastor Lívio questiona José Inocêncio sobre sua chegada à região.

Sexta, 16/2 (Capítulo 23)
José Inocêncio e Pastor Lívio conversam sobre o passado do fazendeiro. Inácia explica a Padre Santo o motivo da ausência de João Pedro no casamento do pai. João Pedro reage quando Bento afirma que o irmão sente ciúmes de Mariana. Morena conversa com Inácia sobre a educação de Ritinha. Norberto sente tristeza ao se dar conta de que Jacutinga fechou as portas de sua casa e vai embora da cidade.

Padre Santo sente uma indisposição. Eliana tenta convencer Eriberto a descobrir se Venâncio tem outra mulher. É chegado o dia do casamento de José Inocêncio e Mariana na fazenda. Desolado, João Pedro assiste de longe à celebração do casamento. Mariana sofre ao notar o estado de João Pedro.

Sábado, 17/2 (Capítulo 24)
Chico, pai de Ritinha, sente ciúmes ao ver sua filha dançando com Bento na festa. Norberto enfrenta Bento, que fala mal de Jacutinga. José Inocêncio e Mariana vão para Ilhéus de lua de mel. João Pedro reage à provocação de Bento e agride o irmão. Venâncio aconselha João Pedro a esquecer Mariana.

Morena se preocupa com Zinha, que está triste. Buba se emociona com o livro deixado por José Inocêncio de presente para ela. João Pedro se despede dos irmãos, Zé Venâncio e Zé Bento, que retornam para o Rio de Janeiro após o casamento do pai.

Venâncio pede o divórcio a Eliana, que declara guerra contra o publicitário. Teca se preocupa com Du, ao vê-lo ferido depois de uma briga. Neno e Pitoco contam a Du que furtaram objetos da loja enquanto ele era perseguido pelo vendedor. Eliana pede a Eriberto que consiga todas as informações a respeito da mulher que está com Venâncio.


Os capítulos de Renascer são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 22/2 a 2/3

Quinta, 22/2 (Capítulo 28)
Teca decide continuar à procura de Du. Buba provoca um acidente de carro e atinge Teca. A menina não aceita ir para o hospital, apesar da insistência de Buba. Joana agradece a Padre Santo e ao ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.