Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASOS DE FAMÍLIA

Em Renascer, Augusto cospe no prato que comeu e detona pai: 'Ressentido'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Renan Monteiro está em cena de Renascer como José Augusto

José Augusto (Renan Monteiro) em cena de Renascer: ele vomitará todas as mágoas de uma vez

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 25/5/2024 - 6h15

Vai rolar uma lavação de roupa suja daquelas em Renascer. José Inocêncio (Marcos Palmeira) cobrará decência de José Augusto (Renan Monteiro) ao descobrir que Buba (Gabriela Medeiros) é uma mulher trans e se espantará com a reação do rebento. O médico chamará o pai de ignorante e preconceituoso e descambará a vomitar todas as mágoas que coleciona desde a infância. 

Nas cenas que vão ao ar a partir deste sábado (25) na novela das nove da Globo, o médico afirmará que o coronel morreu junto com Maria Santa (Duda Santos). "O que sobrô foi um sujeito ressentido, com Deus e com o diabo, por nenhum dos dois terem lhe salvado o amô de sua vida!", dirá Augusto. 

Eliana (Sophie Charlotte) terá instaurado o caos depois que conseguir documentos sobre a transição de gênero da psicóloga. Ela esfregará a papelada na cara do ex-sogro e afirmará que a rival armou um ardiloso golpe contra José Venâncio (Rodrigo Simas) e, não contente, ainda resolveu atacar o outro filho do coronel.

José Augusto terá acabado de chegar à fazenda do pai com Buba. Ele já terá assumido o romance com a cunhada quando o fazendeiro descobrir os detalhes íntimos do passado da psicóloga. 

Assim que Eliana for embora, Inocêncio se trancará com o filho mais velho no escritório. Ele não entenderá as questões envolvendo identidade de gênero e ficará feroz quando o filho disser que o fazendeiro é ignorante e preconceituoso. O médico enfiará o dedo nas próprias feridas a partir daí. 

"Só senhor está certo nessa vida... Que amor sincero neste mundo só existiu um: o que o senhor teve por minha mãe! Eu boto ela, porque ela está no meio de tudo o que diz respeito ao senhor. O senhor tem isso, não sabe? De julgar o mundo pela tua régua, onde só presta aquele sujeito que tem a terra e a faz produzir", declarará Augusto.

Inocêncio rebaterá que a conversa não é sobre ele, mas o médico explodirá e começará a gritar: 

É, sim! Como tudo na sua vida é a seu respeito. O mundo, na tua visão, orbita ao redor do teu umbigo. E o senhor exige que todos celebremos a bênção que é poder orbitar ao seu redor! Como se nossas vidas variassem de acordo com a tua. Quando o senhor tava feliz, nós tínhamos que passar as manhãs aos teus pés, escutando as tuas histórias.

Augusto citará que essa era a migalha de atenção que o coronel dava aos filhos. "A única forma da gente conviver era essa: ficarmos ali, adulando o senhor e as tuas conquistas, como se o senhor fosse um tipo de Deus... E, depois, quando mainha morreu, vimos que nenhum de nós prestava pro senhor... E tivemos que nos contentar com o amor que os teus empregados tinham pra nos dar", vai disparar o ressentido.

José Inocêncio fica magoado

O personagem de Renan Monteiro ainda discursará sobre a maldade que o pai fez com João Pedro (Juan Paiva) ao culpá-lo pela morte de Maria Santa. Jogará na cara do coronel que ele deu dinheiro, mas nunca amor de pai. O médico falará que os filhos pagaram caro pela perda dele.

Inocêncio ficará bravo por ser o fantasma que assombra a vida dos herdeiros. Nesse momento, ele ouvirá palavras que o deixaram magoado também.

Quero dizer que o senhor, assim como proveu a luz, projetou a sombra que tolheu cada um... E nos prendeu à sua órbita durante esses anos todos. E que, agora, espera que a gente encontre a nossa própria luz. E eu te pergunto como? Como vamos encontrar a nossa luz, meu pai, se o senhor sempre impediu que ela chegasse até nós?

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 13 a 27/7

Sábado, 13/7 (Capítulo 150)
Tião esconde o diabinho no seu barraco e pede a ela um punhado de terra. Damião quer ficar com Eliana, mas ela diz que só fica com ele quando ele parar de trabalhar para os Inocêncio. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.