Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DISCURSO

Em Pantanal, Jove deixa de ser vegetariano: 'Assim não agride a natureza'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Jesuita Barbosa e Alanis Guillen, caracterizados como seus personagens em Pantanal, estão posando para a foto na beira de um rio

Em Pantanal, Jove (Jesuita Barbosa) vai deixar de ser vegetariano com Juma (Alanis Guillen)

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2022 - 21h00

O autor Bruno Luperi vai mexer no vespeiro dos protetores dos animais. Nos próximos capítulos de Pantanal, Jove (Jesuita Barbosa) deixará de ser vegetariano e fará um discurso no qual aprovará as práticas de caça de Juma (Alanis Guillen) na novela das nove. Se o personagem virou meme nas redes sociais quando revelou que não comia carne, agora a discussão pode chegar a um novo patamar.

Jove e Juma estarão na tapera comendo um peixe, e ele dirá que nunca poderia se imaginar vivendo daquele jeito, num lugar como aquele, ingerindo carne outra vez. Ela perguntará se a comida está ruim, e o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) explicará que não, mas que ele era vegetariano quando chegou ao Pantanal.

"Comer carne assim, Juma, do jeito que você come não agride... Nem a mim nem a natureza. A verdade é que a maneira que você vive aqui é muito mais sofisticada em termos de sustentabilidade do que a sociedade de consumo poderia conceber", dirá ele.

Juma não entenderá, e o fotógrafo explicará: "Um jeito de se viver que foi criado pelo homem e em cerca de cem anos tá levando o mundo todo à beira do colapso e da escassez". A nativa perguntará se foi por isso que ele quis sair de onde vivia, e o rapaz concordará.

"Por isso eu vivi a vida inteira tão sufocado, tão preso e tão angustiado sem entender. Na cidade você comete milhões de atrocidades sem se dar conta, sem poder sequer escolher. Por trás de tudo o que se consome você está devastando florestas, poluindo as águas, o ar ou gerando um impacto negativo no mundo todo sem se dar conta... Sem ter escolha. Aqui não. Aqui, se você tem fome, você caça ou pesca... E, depois, faz uso do bicho inteiro, a carne, o couro e até mesmo os ossos".

A filha de Maria Marruá (Juliana Paes), então, perguntará: "Se não for pra isso, vai matar pra quê?". E Jove refletirá: "É esse o meu ponto. Eu pensava que se eu não consumisse carne, se eu renegasse o meu lugar na cadeia de consumo eu faria um bem para o mundo. Mas, no fundo, eu só estava fugindo do páreo... Como sempre fiz... Com tudo".

Cena divertiu a web

Quando Jove encontrou José Leôncio, ele deixou o pai boquiaberto ao dizer que não comia carne. Criado pela mãe no Rio de Janeiro, o personagem de Jesuita Barbosa foi recebido pelo pai no pantanal com um churrasco.

Zé Leôncio até tentou convencer o filho, afirmando que a carne era de alta qualidade, da "melhor vaca", mas não deu certo. Jove explicou que não come esse tipo alimento desde pequeno e que um dos motivos era uma "questão de princípios", pois considera a prática maus-tratos contra os animais. A informação, é claro, revoltou o pai --e divertiu a web.

A cena de choque entre a cidade e o campo rendeu memes nas redes sociais. Jove e Zé Leôncio, agora apelidado pelo público como "rei do gado", conquistaram os trending topics do Twitter quando a sequência foi exibida.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#99 - Jove e Juma fogem e provocam fúria" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.