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Depois de prejuízo em Travessia, Globo fatura R$ 100 milhões com Terra e Paixão

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Cauã Reymond em Terra e Paixão

Cauã Reymond em merchandising de Terra e Paixão: Globo fechou quatro contratos publicitários

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 15/5/2023 - 7h00

No ar há uma semana, Terra e Paixão já aliviou a Globo em um aspecto bastante importante: o financeiro. A emissora acertou quatro contratos para ações de merchandising durante toda a novela. Com os acordos, a Globo arrecadou cerca de R$ 100 milhões.

O Notícias da TV apurou que a Globo fechou acordos com as empresas Coca-Cola, Vivo, Ambev e Sicoob. As duas primeiras foram as únicas marcas que fizeram product placement (quando uma marca aparece de forma disfarçada na trama) em Travessia (2022), novela recém-terminada de Gloria Perez. Mesmo assim, elas deram as caras apenas no primeiro capítulo, usando a personagem Chiara (Jade Picon). 

Já a Ambev e a Sicoob são novas clientes, A primeira vai aproveitar a temática sertaneja para reforçar a marca Brahma, que dá nome a um circuito de shows do ritmo mais ouvido no Brasil. A segunda vai facilitar financiamentos bancários para a futura fazenda da protagonista Aline (Barbara Reis). 

Na última quarta (10), a primeira ação comercial dentro da trama de Walcyr Carrasco foi exibida. Em uma conversa, os irmãos Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond) comeram petiscos, conversaram e beberam uma Coca-Cola de dois litros. A garrafa ficou bem visível para os telespectadores. 

A montadora de carros Caoa é a patrocinadora master das novelas das nove desde 2021, em contrato válido até o fim deste ano. A empresa chinesa pagou um valor próximo de R$ 1 bilhão, dividido durante os três anos de acordo, para aparecer no produto de maior audiência da TV brasileira. 

Travessia deu prejuízo para a Globo pela falta de apelo comercial. Em Pantanal (2022), diversos contratos publicitários foram fechados com o remake já nas telas da TV. Já a trama de Gloria Perez não teve ações de merchandising acordadas enquanto esteve no ar. Apenas contratos assinados antes de sua estreia foram cumpridos. 

A Globo também não conseguiu fechar espaços avulsos em intervalos comerciais da novela em São Paulo, feito raro para uma produção. A emissora teve baixa procura, por exemplo, para a exibição do último capítulo. Ao somar tudo o que poderia ser vendido ou negociado, o folhetim reduziu em 30% os acordos comerciais da faixa quando comparada à antecessora. 

Terra e Paixão marcou em sua primeira semana uma média de 24,1 pontos na Grande São Paulo, mesmo índice geral de Travessia. Na emissora, a expectativa é que a novela eleve seus índices e recupere o público da faixa. 


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