Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NADA DE SAUDADE

Vexame histórico no Ibope, Travessia também derruba faturamento da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Chay Suede em Travessia

Chay Suede em Travessia: novela chega ao fim com queda de audiência e faturamento na Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2023 - 7h00

Travessia chega ao fim nesta sexta-feira (5), depois de quase sete meses no ar, como um dos maiores fracassos da história do horário nobre da Globo. A trama de Gloria Perez não vai deixar saudade: foi mal de repercussão, derrubou a audiência em todo o Brasil e, seu pecado mais grave, fez o faturamento da emissora cair devido à falta de apelo com o público. 

O Notícias da TV teve acesso exclusivo a dados comerciais e de audiência da novela protagonizada por Lucy Alves, Chay Suede, Romulo Estrela e Jade Picon. Em São Paulo, principal referência para o mercado publicitário, Travessia chega ao fim com 24,1 pontos de média em 179 capítulos. No ranking histórico de novelas das nove, o folhetim só teve mais audiência do que Um Lugar ao Sol (2021), que fechou sua trajetória em 22,3 pontos. 

Para piorar a situação, o remake de Pantanal (2022), sua antecessora no horário, tinha marcado 29,6 pontos em sua média geral em São Paulo. Ou seja, Travessia derrubou em 20% a audiência paulista --o que significa que dois em cada dez telespectadores mudaram de canal ou desligaram a TV e foram fazer outra coisa da vida. 

No PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiência das 15 principais metrópoles do Brasil, a redução foi um pouco menor. A história de Brisa (Lucy Alves) obteve os mesmos 24 pontos nacionalmente, mas a saga de José Leôncio (Marcos Palmeira) tinha registrado 29 pontos pelo país. É uma redução de 17,2%.

O pior baque que Travessia causou na Globo, porém, não foi na audiência --já que parte do público acompanhou a trama no Globoplay e a migração é algo esperado. Foi no bolso. Em Pantanal, diversos contratos publicitários foram fechados com o remake já nas telas da TV. Travessia não teve ações de merchandising acordadas enquanto esteve no ar. Apenas contratos assinados antes de sua estreia foram cumpridos. 

A Globo também não conseguiu fechar espaços avulsos em intervalos comerciais da novela em São Paulo, feito raro para uma produção. A emissora teve baixa procura, por exemplo, para a exibição do último capítulo. Ao somar tudo o que poderia ser vendido ou negociado, o folhetim reduziu em 30% os acordos comerciais da faixa quando comparada à antecessora. 

Por causa do baixo desempenho, Travessia foi encurtada em três semanas. Na segunda-feira (8), a emissora estreia Terra e Paixão, novela de Walcyr Carrasco que tem a missão de elevar os números da faixa. A trama será longa e ficará no ar até janeiro de 2024, quando dará lugar ao remake de Renascer (1993), que já está em pré-produção. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.