VERGONHA NO IBOPE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Jade Picon em Travessia: novela precisa de virada quase impossível para evitar vergonha
Com apenas 22 capítulos restantes após sete meses de exibição, Travessia precisa cumprir uma missão quase impossível para evitar um vexame histórico no horário das nove da Globo. A trama de Gloria Perez não conseguiu alcançar a média de Babilônia (2015) até o momento e precisa de um milagre na reta final para não ser a segunda novela menos vista da história do principal horário da televisão.
Segundo levantamento obtido pelo Notícias da TV, o folhetim protagonizado por Chay Suede e Lucy Alves tem média de 23,9 pontos na Grande São Paulo até o momento, com 157 capítulos exibidos. O resultado só é melhor de que Um Lugar ao Sol (2021), maior fracasso da história da faixa, que fechou sua trajetória com 22,3 pontos.
Quando Travessia esboçou uma reação no início de março, após ajustes realizados por Gloria Perez, a Globo esperava que a trama tivesse poder para marcar médias de 27 pontos e conseguisse ultrapassar Babilônia, que em 2015 conseguiu 25,4 pontos. Mas a saga de Brisa (Lucy) empacou, mesmo com Ari (Suede) transformado em vilão.
A produção não passou de 26 pontos semanais e chegou a ver Vai na Fé crescer e aparece no retrovisor. No último sábado (8), a novela das sete marcou 23 pontos, contra 24 de Travessia. Em outros dois dias na semana passada, a trama evangélica com Sheron Menezzes também ficou a apenas um ponto de empatar com Travessia.
Para conseguir chegar aos 25 pontos e não dividir a zona da vergonha do horário das nove com Um Lugar ao Sol, Travessia precisa marcar 28 pontos de média semanal na capital paulista até o próximo dia 5 de maio. É quase um milagre, já que o auge de audiência ficou na casa dos 28 pontos, ou seja, seria necessário bater um recorde atrás do outro. A trama jamais chegou a picos de 30 pontos ou mais.
Sua antecessora, o remake de Pantanal (2022), marcou 30 pontos em São Paulo. É uma redução de seis pontos ou 20,3% a menos no principal horário da programação. Cerca de dois em cada dez telespectadores sintonizados deixaram a Globo por causa da história de Gloria Perez.
Para conseguir o milagre, a Globo se apoia no próprio histórico da autora com retas finais. Gloria Perez costuma segurar todos os desfechos para os últimos capítulos, que gera expectativa no público e eleva os índices. Em América (2005), por exemplo, o último episódio chegou a picos de 70 pontos por conta da expectativa de um beijo gay entre os personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro).
Já Caminho das índias (2009) e A Força do Querer (2017) superaram a marca dos 50 pontos na última semana. Até mesmo a fracassada e atrapalhada Salve Jorge (2012) conseguiu chegar a 45 pontos de média nas suas emoções finais, mesmo rejeitada pelo público.
Por causa do baixo desempenho, Travessia foi encurtada em três semanas. Em 8 de maio, a emissora estreia Terra e Paixão, novela de Walcyr Carrasco que tem a missão de elevar os números da faixa. A trama será longa e ficará no ar até janeiro de 2024, quando dará lugar ao remake de Renascer (1993).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5
Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.