Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Lembranças de 1990

De confisco da poupança a maconha em lata: Sete fatos reais que Verão 90 relembrou

Divulgação/TV Globo

Janaína (Dira Paes) e João (Rafael Vitti) comemoram gol do Brasil na Copa do Mundo de 1994 em Verão 90 - Divulgação/TV Globo

Janaína (Dira Paes) e João (Rafael Vitti) comemoram gol do Brasil na Copa do Mundo de 1994 em Verão 90

REDAÇÃO

Publicado em 24/7/2019 - 5h32

Do início até o último capítulo, que irá ao ar nesta sexta (26), a trama de Verão 90 passeou pela cultura pop e por acontecimentos importantes dos primeiros sete anos daquela década. Vários personagens sentiram na pele as mudanças da época, como o lançamento de celulares, o confisco na poupança no governo Collor e a final da Copa de 94.

Outra referência real foi a criação da PopTV em 1990, mesmo ano de inauguração da MTV brasileira. Por falar em música, o estouro da lambada também não ficou de fora e o ritmo que marcou a década embalou diversas cenas.

Relembre sete fatos reais que foram retratados durante a novela das sete:

reprodução/tv globo

Janaína (Dira Paes) sofreu muito ao ter todo seu dinheiro da poupança confiscado em 1990


Confisco da poupança

No início da história, uma notícia abalou os personagens: Verão 90 mostrou o pronunciamento do então presidente Fernando Collor sobre o confisco de valores depositados nas cadernetas de poupança dos brasileiros.

Janaína (Dira Paes) e Herculano (Humberto Martins) foram os mais afetados. Ela perdeu todo o dinheiro que estava guardando para abrir seu restaurante, e ele ficou sem financiamento para terminar de rodar seu filme. Os dois levaram anos para se reestabelecerem financeiramente.

reprodução/tv globo

Lidiane (Claudia Raia) foi a mãe mais coruja e acompanhava a filha em trabalhos na Globo


Novelas 

Durante vários capítulos, Manu (Isabelle Drummond) pagou mico atrás de mico tentando ser atriz. As autoras Izabel de Oliveira e Paula Amaral a colocaram para fazer testes e desempenhar papéis de elenco de apoio em novelas que realmente foram ao ar na Globo, como Rainha da Sucata (1990) e Top Model (1989). 

Nos bastidores, alguns diálogos de Manu e de Lidiane (Claudia Raia) citavam atores que trabalharam nessas novelas, como Regina Duarte e Tony Ramos. A própria Claudia Raia fez várias autorreferências em seus comentários. Numa cena, por exemplo, sua personagem estava assistindo à TV e, após ver uma cena de Edson Celulari, disse que o achava lindo --os dois foram casados na vida real.

divulgação/tv globo

Patrick (Klebber Toledo) comeu tanto doce de leite alucinógeno que virou um gogo boy 


Verão da lata

Essa na verdade é uma referência dos anos 1980 que foi levemente modificada em Verão 90. Em 1987, várias latas com maconha apareceram do nada no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, e quem encontrou se aproveitou da droga.

Na novela, as latas continham doce de leite, mas os personagens que comiam ficavam alucinados. Janaína provou o doce e acabou descobrindo uma erva que havia sido misturada no doce de leite e dava esse efeito.

Na vida real, as latas haviam sido despejadas no mar por traficantes da Austrália. Mas, na trama, a origem dos doces de leite batizados nunca foi descoberta.

reprodução/tv globo

Barbara França interpretou Nicole, principal VJ do início da PopTV, canal inspirado na MTV


Criação da MTV

Em 1990, a MTV foi ao ar pela primeira vez no Brasil, e 1990 também foi o ano de estreia da PopTV em Verão 90. Assim como na vida real, na novela o canal musical foi lançado como o que havia de mais inovador, cool e interessante para o público jovem na época.

O Disk MTV, um dos programas mais marcantes da década de 1990, foi representado nada sutilmente na trama como Disque PopTV. A atriz Barbara França, que interpretou uma VJ, se inspirou numa das principais apresentadoras do canal musical, Didi Wagner.

divulgação/tv globo

O grupo infantil Patotinha Mágica de Verão 90 foi claramente inspirado no Balão Mágico


Patotinha Mágica, Balão Mágico e surgimento da lambada

Os protagonistas de Verão 90 são ex-astros mirins que faziam parte do grupo Patotinha Mágica, uma claríssima referência ao Balão Mágico. Manu, aliás, tinha vários pontos de sua trajetória que lembravam Simony.

A lambada, gênero musical muito forte no início dos anos 1990, também teve bastante espaço na novela. Ticiano (Ícaro Silva) e Dandara (Dandara Mariana) se destacaram como ídolos "lambadeiros" e fizeram sucesso.

reprodução/tv globo

Manu (Isabelle Drummond) animada segurando um celular típico dos anos 1990, um "tijolão"


Chegada dos celulares

A entrega de uma caixa de celulares na PopTV causou alvoroço em Verão 90. Não era para menos: naquela época, os aparelhos eram raros no Brasil, porque custavam absurdamente caro. Só quem era muito rico conseguia comprar um aparelho, que tinha poucas funções e acabou apelidado de "tijolão", pelo tamanho e peso. 

divulgação/tv globo

Elenco comemora gol do Brasil em jogo da Copa de 1994; evento permeia últimos capítulos


Copa do Mundo

Os últimos capítulos da novela se passam durante a Copa do Mundo de 1994, quando o Brasil foi campeão após 24 anos sem títulos. Os personagens representam bem a tensão e a emoção durante os jogos. Vários beijos, aliás, acontecem durante as comemorações dos personagens por gols da seleção.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Verão 90 e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Verão 90: Capítulo de 26 de julho

Sexta, 26/7 (Capítulo 154)
Gravação de cena do filme de Jerônimo com João e Manu, eles se divertem. Larissa conta que está grávida de Diego. Patrick e Lidiane fazem filme de pornochanchada juntos. Dandara diz a Quinzinho que vai fazer ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.