Referências claras

Do Balão a Verão 90: 5 provas de que Manu, Samantha e Simony são a mesma pessoa

Divulgação/TV Globo e Divulgação/Netflix

Manu (Isabelle Drummond) e Samantha (Emanuelle Araújo) são claramente versões fictícias de Simony - Divulgação/TV Globo e Divulgação/Netflix

Manu (Isabelle Drummond) e Samantha (Emanuelle Araújo) são claramente versões fictícias de Simony

REDAÇÃO - Publicado em 18/02/2019, às 05h44

A personagem Manuzita (Isabelle Drummond), protagonista de Verão 90, te lembra alguém? Apesar de a novela não ser um remake na Globo, muito da história de Manu tem referências a Simony, ex-Balão Mágico que seguiu carreira artística na vida adulta. E que também inspirou Samantha (Emanuelle Araújo), protagonista da série homônima da Netflix. No fundo, as duas personagens são versões da mesma cantora.

Tanto Samantha quanto Manu e Simony se esforçaram muito para se livrar do estereótipo de criança prodígio, sucesso mirim, para conquistar uma carreira artística sólida na vida adulta. E as três tiveram tropeços pelo caminho.

A vida delas também teve episódios marcantes com namorados que se envolveram com o crime. Nos próximos capítulos da novela das sete, Manu ficará chocada ao descobrir que João (Rafael Vitti) será acusado de cometer um assassinato.

Confira cinco semelhanças muito específicas para serem apenas coincidências entre Manu, Samantha e Simony:

divulgação/tv globo

Simony e uma versão mais atual de Fofão numa gravação para o Vídeo Show, em 2015

O colega de palco
As três desenvolveram relações de amizade com seus companheiros de palco, que vestiam fantasias para agradar as crianças. Simony teve uma forte parceria com Fofão (Orival Pessini), que inicialmente emitia sons que só ela conseguia decifrar.

Em Samantha!, a ex-cantora ficou amiga de Zé Cigarrinho (Ary Fontoura), seu antigo assistente de palco, até a vida adulta. O mesmo acontece com Manu, que considera Jofre (Luiz Henrique Nogueira) um membro de sua família. Ele era o antigo intérprete do personagem Cachorrão, que acompanhava a Patotinha Mágica.

divulgação/netflix

Dodói (Douglas Silva) e Samantha (Emanuelle Araújo) se reuniram após ele sair da cadeia

Namorado criminoso
Manu ainda não sabe, mas João será acusado pelo próprio irmão de cometer um assassinato e será preso injustamente. Samantha e Simony também passaram por esse drama, mas com homens que de fato tiveram envolvimento com o crime.

Na série da Netflix, Samantha é casada com Dodói (Douglas Silva), um ex-jogador de futebol que passou dez anos na cadeia e a deixou cuidando dos dois filhos sozinha. Já na vida real, Simony namorou o rapper Afro-X quando ele ainda era presidiário, em 2000. Os dois se casaram e tiveram dois filhos. A união chegou ao fim em 2004.

divulgação/netflix

Samantha (Emanuelle Araújo) insiste numa carreira artística cujo timing já passou faz tempo

Tentando carreira solo
Tando Manu quanto Samantha viveram situações em que tentavam reconquistar o sucesso que tiveram um dia. Enquanto Manu se esforça em aulas de dança e testes para ser atriz na Globo, Samantha faz de tudo: atua em comercial, é jurada de programa de calouros, tenta ser influenciadora digital e participa de um reality show.

Assim como a personagem de Emanuelle Araújo, Simony também teve experiências em várias áreas. Lançou muitos discos com o Balão Mágico e como cantora solo, teve programas na Manchete, no SBT, atuou na série Turma do Gueto (2002-2004), da Record, e participou do reality Power Couple, em 2016. 

divulgação/tv Globo

Manu e Jofre vestidos de She-Ra e He-Man em mais um trabalho-mico que ela conseguiu

Jeito 'errante'
As representantes de Simony na ficção claramente têm um (ou vários) parafuso a menos. Manu e Samantha não se tocam de que o sucesso dos anos 1980 passou, assim como boa parte do talento e do carisma delas. Continuam insistindo na esperança de que podem se dar bem como artistas, mas têm vários tropeços na trajetória e se metem em roubadas.

Perto delas, Simony é até "tranquila", mas também teve seus momentos de artista errante, principalmente no fim dos anos 1990 e começo dos 2000. A atriz e cantora teve sua vida pessoal muito exposta, e ganhou espaço na mídia mais para falar de seus problemas de relacionamentos do que sobre seus trabalhos

reprodução/tv globo

Em Verão 90, Manuzita faz aulas de lambada e usa figurinos coloridos e espalhafatosos

 
Figurino espalhafatoso
As três atravessaram os anos 1980 e os anos 1990 com o estereótipo de ex-atriz mirim. Os figurinos acompanharam as modas dessas épocas. Manu está representando algumas tendências da década de 1990 que foram muito criticadas nos anos seguintes, como roupas coloridas demais, cabelo cacheado e acessórios como polainas e bandanas. 

Últimas de Verão 90

Resumos semanais

Resumo da novela Verão 90: Capítulo de 26 de julho

Sexta, 26/7 (Capítulo 154)
Gravação de cena do filme de Jerônimo com João e Manu, eles se divertem. Larissa conta que está grávida de Diego. Patrick e Lidiane fazem filme de pornochanchada juntos. Dandara diz a Quinzinho que vai ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Que jornalista está fazendo o melhor trabalho durante a pandemia?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook