Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VITÓRIA

Criticada por atores, Record derruba reprise de novela com trama nazista

DIVULGAÇÃO/RECORD

Marcos Pitombo sem camisa e exibindo tatuagens nazistas de seu personagem na novela Vitória (2014)

Marcos Pitombo em Vitória (2014): ator criticou reprise, que foi derrubada pela Record

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/2/2022 - 17h40

A Record cancelou pela segunda vez a ideia de reprisar a novela Vitória (2014) após receber críticas de atores e de parte do público nas redes sociais por conter um núcleo de neonazistas em sua trama. Para substituir Prova de Amor (2005) nas tardes da emissora, foi escolhida outra produção assinada por Cristianne Fridman: Chamas da Vida (2008).

A estreia está marcada para o próximo dia 28. Nos primeiros dias, Chamas irá dividir o horário com os últimos capítulos de Prova de Amor como parte da estratégia para chamar a atenção do público. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Flávio Ricco, do portal R7, e confirmada pelo Notícias da TV.

Segundo apurou a coluna, a direção da Record reconsiderou a decisão de reprisar o folhetim após a repercussão negativa. Recentemente, duas polêmicas que envolviam nazismo tomaram conta da mídia: a saída de Monark do podcast Flow por defender a criação de um partido nazista no Brasil; e Adrilles Jorge, que fez uma saudação nazista na Jovem Pan News.

A Record temeu que, por melhor que as intenções da novela fossem abordar o lado ruim do neonazismo para a sociedade, a trama pudesse ser mal interpretada por parte do público e se tornasse uma propaganda da ideologia política. Para manter uma produção forte no horário, a emissora optou por Chamas da Vida.

A escalação de Vitória causou mal-estar entre atores que fizeram o núcleo nazista. Marcos Pitombo, que interpretou Paulão, se manifestou contra a reprise em entrevista para o jornal O Globo e em suas redes sociais.

"Reproduzíamos um discurso de ódio em que, claro, ninguém do elenco acreditava. O pior é que recebíamos mensagens de apoio de parte do público", falou ele ao jornal. "O problema se dá pelo momento atual do nosso país e pela ascensão desse movimento. A questão é bem mais complexa", comentou o ator também em seu perfil oficial no Twitter.

Foi a segunda vez que a reprise de Vitória foi derrubada por fatores externos. Em 2019, a Record desistiu de reexibir a trama por causa de um massacre em uma escola na cidade de Suzano, na Grande São Paulo. Dez pessoas morreram na tragédia por jovens que emularam práticas nazistas.

Chamas da Vida foi produzida entre 2008 e 2009 pela Record e será reprisada pela segunda vez --a primeira foi em 2016. É considerada por muitos a melhor novela da Record desde sua retomada na teledramaturgia, em 2004. Na época, foi um sucesso, com 13,8 pontos de audiência de média geral na Grande São Paulo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.