Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOSÉ BERARDO

Conheça o comendador real que inspirou José Alfredo de Império

REPRODUÇÃO/PEDRO VILELA E ALEX CARVALHO/TV GLOBO

Montagem com o empresário José Berardo e o ator Alexandre Nero como José Alfredo em Império

José Berardo é comendador em Portugal e foi inspiração para José Alfredo (Alexandre Neto)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/5/2021 - 6h45

Protagonista de Império, José Alfredo (Alexandre Nero) existe parcialmente na vida real. Aguinaldo Silva se inspirou no português José Berardo para criar o personagem da novela das nove da Globo. Assim como o marido de Maria Marta (Lilia Cabral) na ficção, o empresário foi condecorado comendador e é dono de uma gorda fortuna.

O novelista fez um extenso texto sobre o magnata em seu antigo blog. No registro de 2016, o autor disse admirar o português e explicou sobre sua fama curiosa no velho continente.

"Os brasileiros não sabem, mas deviam saber, pois ele, um megamilionário cuja fortuna --dizem as más línguas-- teria origens não totalmente explicadas, tem uma coisa que o redime de qualquer passo em falso que por acaso tenha dado na vida: sua paixão pela arte", escreveu o jornalista. 

Assim como Silva, José Berardo é aficionado por coleções, e algumas peças de suas obras de arte foram expostas em diferentes centros culturais de Portugal. Para sua postagem no blog, o escritor visitou algumas peças do  magnata na Quinta dos Loridos e aprovou o acervo do comendador.

Ainda no registro online, Aguinaldo Silva revela um dos momentos em que viu José Berardo. E, da mesma forma como o público conhece José Alfredo, o veterano tem cabelos grisalhos e sempre usa roupas pretas.

Na época, o novelista estava no Centro Cultural de Belém e deu de cara com o personagem em uma das salas. Educado, Berardo se aproximou e lhe deu a mão. Silva acreditou que o empresário havia o reconhecido, porém, logo a dúvida foi dissipada. O português repetiu o mesmo gesto com outro visitante do local e passou a cumprimentar todos que estavam em seu caminho.

"Sim, Berardo é um homem como poucos, e os portugueses, que além da burocracia também nos deixaram a ingratidão e a inveja como herança, devem muito à sua paixão pela arte… Embora, orgulhosos que são, não confessem isso nem mortos", finalizou Silva em seu relato. 

O que José Berardo acha da novela?

Na época da primeira exibição de Império, o português esteve em São Paulo para um evento de empresários. A revista IstoÉ o entrevistou e questionou sobre a inspiração do folhetim das nove. 

"Isso é o que todos dizem. Mas deve ser coincidência. Isso foi um homem da Globo que esteve em Portugal e soube da minha história. Mas nunca me entrevistaram. Não queriam me pagar nada…", alfinerou o comendador. 

Perguntado se de alguma maneira ele se identifica com o amante de Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), Berardo discordou: "Não! Minha história rendeu apenas uma boa ideia. Foi só uma inspiração. Já quiseram fazer filmes sobre a minha vida, mas eu nunca quis. E eles pagavam, viu?", finalizou. 

Império (2014) ganhou uma "edição especial" para tapar o buraco deixado após a reta final de Amor de Mãe no horário nobre da Globo. Um Lugar ao Sol, próxima novela inédita da faixa das 21h, foi adiada para estrear no segundo semestre deste ano.

Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das nove que a emissora reprisa devido à pandemia da Covid-19.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#58 - Chantagem, sequestro e revelação em Salve-se Quem Puder!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Império e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Império: Capítulo de 5 de novembro

Sexta, 5/11 (Capítulo 179)
José Pedro ameaça matar Cristina. Marcão é socorrido por ambulância. José Alfredo liga para Maria Marta e revela pista sobre cativeiro de Cristina. Josué entrega arma a José Alfredo. O comendador encontra Cristina. José Alfredo mata ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.