Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TARDA, MAS FALHA

Com morte de mocinho, Poliana Moça atrasa ao enfiar pandemia na trama

REPRODUÇÃO/SBT

Os atores Thais Melchior e Murilo Cezar como Luísa e Marcelo em Poliana Moça; ele está deitado em uma cama enquanto ela está na sua frente, de máscara, segurando sua mão e olhando com cara de piedade

Luísa (Thais Melchior) e Marcelo (Murilo Cezar) em Poliana Moça; professor morrerá nesta terça (18)

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2022 - 20h49

Marcelo (Murilo Cezar) vai morrer no capítulo desta terça (18) de Poliana Moça. O mocinho da novela infantil do SBT se despedirá do público depois de ser vítima do Heptavírus. A abordagem, uma alusão ao coronavírus, mostra que o folhetim se atrasou ao falar sobre pandemia somente agora.

Em As Aventuras de Poliana, livro da norte-americana Eleanor H. Porter (1868-1920) que deu origem à saga do SBT, Marcelo morre repentinamente.

Fiel à obra, a novela de Íris Abravanel manteve a despedida do personagem, mas aproveitou para abordar um drama vivido no mundo entre o final de 2019 e o início deste ano: a crise sanitária.

Embora tenha ido ao ar somente nos últimos capítulos, a ideia foi pensada durante os períodos mais intensos da pandemia, período em que o projeto de continuação de As Aventuras de Poliana (2018-2020) acabou interrompido. Com a flexibilização dos protocolos de segurança, as gravações voltaram a acontecer e a estreia chegou ao público em março deste ano.

A fase pandêmica da história, no entanto, surgiu ao público em um cenário completamente distinto daquela realidade. Isso porque desde o início do ano passado o Brasil começou a vacinar contra a Covid-19. As diversas doses dos imunizantes contribuíram para evitar o desenvolvimento da doença nas suas formas mais graves. 

Com o avanço da vacinação, até mesmo o contágio foi freado e hoje, um ano e nove meses depois, já podemos encarar uma rotina mais semelhante ao período pré-pandêmico, o que também será mostrado na novela. Após a morte de Marcelo, tempos se passarão e 90% da população será vacinada, mostrando que os casos diminuirão.

Na história, moradores da comunidade vibrarão com o cenário, que remete aos tempos atuais. A trama mostrará também o que já aconteceu no início do ano, com escolas e comércios voltando à normalidade.

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Otto em visita a Marcelo

Otto em visita a Marcelo

Realidade do passado

A entrada do Heptavírus na história não mexeu apenas com o professor do colégio Ruth Goulart. O coronavírus da ficção foi também pano de fundo para outras personagens, servindo como alerta sobre o vírus que causou mais de 600 mil mortes no Brasil.

Tânia (Ana Paula Valverde) contraiu o vírus desconhecido em uma viagem ao exterior - fato que acometeu muita gente também na vida real no início da pandemia - e dias depois, diversos outros personagens testaram positivo para a doença.

Celeste (Allana Lopes), sua filha, sem saber que estava contaminada, deu uma festa em sua casa, fato que funcionou, didaticamente, como um alerta sobre o fácil contágio do coronavírus, principalmente por ter infectado Vinícius (Vincenzo Richy), que se sentiu culpado por entrar em contato com a comunidade sem saber que estava com o vírus.

Posteriormente, Otto (Dalton Vigh) também testou positivo e foi orientado a encarar dias de isolamento. Para se distanciar do pai, que estava contaminado, Poliana (Sophia Valverde) precisou sair de casa, drama enfrentado por muitas famílias, mas que já não é mais tão frequente em nossas rotinas, assim como a obrigatoriedade do uso de máscaras, presente na novela.

Como Marcelo morre?

Infectado pelo Heptavírus, Marcelo teve uma grave piora em seu estado de saúde no capítulo desta segunda (17). Após Davi (Marcello Airoldi) comunicar aos familiares e amigos sobre o quadro do rapaz, Luísa (Thais Melchior) visitou o amado.

Enquanto a galera sofria com a notícia fora do quarto, a tia de Poliana chorou no colo dele sabendo que a qualquer momento ele poderia partir. Em seguida, Marcelo sugeriu para Luísa fugir com ele do hospital. Ciente de sua realidade e sem esperanças, o filho de Dona Glória (Clarisse Abujamra) teve a ideia de partir dessa para melhor bem longe da instituição.

Embalada na proposta do marido, ela disse a Otto e Durval (Marat Descartes) que não queria que o amado passasse o último de de vida em uma casa de saúde e pediu ajuda à eles para preparar a fuga.

Os dois, então, aceleraram o processo para liberação de Marcelo. Luísa foi ao encontro do amado para dar a notícia de sua alta. Neste momento, a saúde do professor se desestabilizou e ele começou a passar mal. 

No capítulo desta terça, Luísa conseguirá realizar o desejo de Marcelo e levará o marido, mesmo fragilizado e de cadeira de rodas, à praia onde eles passaram bons momentos.

O personagem de Murilo Cézar vai tirar a última foto da amada, despedindo-se da mulher e fazendo com que ela prometa amar novamente. Logo depois, o bonitão morrerá em uma triste sequência.

DIVUILGAÇÃO/SBT

Última cena de Marcelo (Murilo Cezar) em Poliana Moça; personagem morreu nesta terça (18)

Última cena de Marcelo na novela


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#120 - Brisa se dá mal e vai para a cadeia em Travessia!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Poliana Moça.


Resumos Semanais

Poliana Moça: Resumo dos próximos capítulos da novela do SBT - 22 a 24/5

Segunda, 22/5 (Capítulo 306)
Formiga encontra Jeff e Brenda na faculdade e avisa que agora vai estudar gastronomia. Yuna acredita que Pedro e Chloe estão escondendo alguma investigação dela. Sobre a votação para decidir o representante da comissão de formatura, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.