Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Último capítulo

Clara pode ficar só após afastamento de Thiago Fragoso de O Outro Lado do Paraíso

Raquel Cunha/TV Globo

Tomaz (Vitor Figueiredo) com Clara (Bianca Bin); mocinha sempre buscou a guarda e o amor do filho - Raquel Cunha/TV Globo

Tomaz (Vitor Figueiredo) com Clara (Bianca Bin); mocinha sempre buscou a guarda e o amor do filho

DANIEL CASTRO e MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 24/4/2018 - 5h21

Clara (Bianca Bin) poderá terminar sozinha em O Outro Lado do Paraíso. O autor Walcyr Carrasco escreveu três finais para a mocinha da novela das nove. Em um deles, ela será feliz para sempre ao lado de Patrick (Thiago Fragoso). Em outro, volta a reviver a paixão da juventude com Gael (Sergio Guizé). Na terceira via, não fica nem com um, nem com outro.

Segundo fontes na Globo, trata-se tanto de uma estratégia para criar expectativa sobre o final da trama quanto de uma alternativa para a evolução do estado de saúde do ator Thiago Fragoso, que foi submetido ontem (23) a uma cirurgia para a retirada de um nódulo de um dos rins.

Na Globo, toda a torcida é para que Fragoso se recupere o mais rápido possível e que a biópsia aponte que o tumor era benigno, mas também se trabalha com a hipótese de o ator não poder voltar a trabalhar tão logo.

A sequência do final de Clara com Patrick já foi gravada, mas, dependendo da saúde de Fragoso, pode-se optar por não exibi-la no dia 11, no último capítulo.

De qualquer maneira, o ator será poupado ao retomar o trabalho. Nesta semana, um dublê já está gravando cenas de Patrick. Carrasco tem novas opções para cenas importantes do personagem, como o julgamento de Sophia (Marieta Severo), em que ele será o advogado de acusação e que durará quase todo o penúltimo capítulo.

Por isso, o criminalista levará um tiro no desfecho do sequestro de Tomaz (Vitor Figueiredo). Antes do problema do saúde do ator, Patrick sairia ileso.

Ferido, sem poder comparecer ao tribunal, o advogado pode ser substituído por sua assistente, Adriana (Julia Dalavia), no julgamento da megera. Assim, o autor pode cortar também a reconciliação do casal Clarick e sua primeira noite de sexo.

Novos contornos para o final de Clara com Patrick também são apontados nos bastidores. Em vez de uma festa de casamento, o casal poderá aparecer com uma nova herdeira, fruto da relação dos dois, que se chamaria Beatriz em homenagem à personagem de Nathalia Timberg.  

reproduçao/tv globo

Thiago Fragoso em cena da novela das nove; ator voltará a gravar, mas deverá ser poupado 

A força da mulher
Clara com Gael é um desfecho que não é aceito pelo público de O Outro Lado do Paraíso. As pessoas não perdoaram os espancamento cometidos pelo playboy na primeira fase da novela. Já a possibilidade de Clara ficar sozinha é muito interessante, apontam especialistas.

"É um caminho contemporâneo e tem muito a ver com a nova postura da mulher na sociedade", diz Mauro Alencar, doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela USP (Universidade de São Paulo). 

Seria a segunda novela do horário nobre consecutiva a terminar com uma protagonista sozinha. Em A Força do Querer, Ritinha (Isis Valverde) abriu mão do amor e até do convívio com o filho para virar uma sereia internacional.

"São poucos os casos em que o padrão é quebrado. Ritinha não era a única protagonista, mas era uma personagem que não era uma vilã, apesar de seus deslizes, para ser punida. Ter terminado sozinha foi muito coerente. Ela sempre dizia que se amava em primeiro lugar e escolheu o desfecho que sempre perseguiu", comenta Daniela Ortega, pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela da USP. 

Para os dois especialistas, a mocinha terminar sem casamento e sem par romântico é muito coerente também para a trajetória de Clara. A vingativa não foi submissa, mesmo quando apanhava do marido, e passou toda a trama sem desejar o amor.

Sua busca sempre foi por vingança e para ter ao seu lado o filho que foi tirado de seus braços ainda bebê. Ela ganhará a guarda de Tomaz na próxima semana.

Daniela explica que, se Clara terminar só, o desfecho terá uma segunda função na trama, que é machista ao colocar todas as personagens femininas correndo em busca do casamento. "Como se ter um marido fosse a coisa mais importante da vida de uma mulher", comenta a especialista.


Confira cinco reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:

De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama
Chega de achincalhar: cinco vezes em que O Outro Lado arrasou

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.