Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Beijo roubado de sobra!

Cinco clichês de novela que explicam o sucesso de O Tempo Não Para

Fotos: Reprodução/Globo

Samuca (Nicolas Prattes) em um dos vários beijos que roubou de Marocas (Juliana Paiva) - Fotos: Reprodução/Globo

Samuca (Nicolas Prattes) em um dos vários beijos que roubou de Marocas (Juliana Paiva)

REDAÇÃO

Publicado em 23/8/2018 - 6h05

Há menos de um mês no ar, O Tempo Não Para tem conquistado o público com uma mistura de humor leve, surpresas românticos e vilanias clássicas. Ou seja, um apanhado de clichês folhetinescos. Essa receita, combinada com boas atuações do elenco, ajuda a explicar por que a produção tem o melhor início de novela das sete nos últimos 11 anos.

O romance central da trama, entre Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva), por exemplo, tem vários elementos já bem conhecidos do telespectador: muitos beijos roubados, flagras dos pais e amigos, algumas cenas mais quentes (e sem roupa) e a sombra de uma vilã terrível.

Betina (Cleo), aliás, faz bem o estilo de antagonista que o público ama odiar. Dissimulada, invejosa e vingativa, ela não tem viés de humor ou uma complexidade que mostre seu lado humano. É uma personagem feita para ser detestada _a falta de carisma de Cleo, que está em baixa nas redes sociais, também contribui para a aversão à personagem.

Confira cinco clichês de O Tempo Não Para que explicam seu sucesso:

Dom Sabino (Edson Celulari) não sabe como agir no século 21 e está sempre irritado na trama

Dom Sabino, o homem rústico e inocente
Dom Sabino (Edson Celulari) é uma mistura de dois estereótipos: o homem rústico e o cavalheiro à moda antiga. Patriarca do século 19, ele é rígido nos cuidados com a família e defensor da honra das mulheres ao seu redor. Já brigou com Samuca mais de uma vez ao encontrá-lo cheio de intimidade com Marocas.

Mas, por desconhecer as regras de convívio em sociedade atualmente, para ele tudo é motivo para resolver as coisas na violência. O congelado já arrumou briga com um policial e foi preso por desacato. No capítulo do próximo dia 28, brigará com Lalá (Micael Borges) para defender Carmen (Christiane Torloni). Mesmo impulsivo, ele age pelo bem, e por isso é mais visto como inocente e correto do que como encrenqueiro.

O primeiro beijo roubado de Samuca em Marocas, na beira da piscina de sua mansão

Beijos roubados
O que não falta em O Tempo Não Para são cenas de beijos roubados. Samuca e Marocas são campeões: logo na primeira semana o empresário já estava dando em cima da jovem e a beijando de surpresa em sua casa. Foram vários encontros assim até que ele pedisse sua mão em casamento para dom Sabino.

No capítulo de sábado (25), Marocas terá um beijo roubado de outro personagem, o vilão Emílio (João Baldasserini). Samuca também foi assediado pela ex-noiva, Betina, que invadiu sua casa e lhe roubou um beijo na segunda semana da novela.

Betina (Cleo) é uma vilã indefensável: falsa, vingativa, invejosa e mau-caráter na novela

Não dá para defender
Os vilões de O Tempo Não Para são na medida para provocarem sofrimento nos mocinhos e raiva no público. Com destaque para Betina, a mais odiosa, que aparece com cara de nojo ou desprezo em todas as suas cenas. A não ser quando resolve posar de boa moça para Samuca _a dissimulação está entre suas maiores características.

A novela também conta com as falcatruas de Mariacarla (Regiane Alves), que passa a perna em quem atravessar seu caminho, e Emilio (João Baldasserini), ambicioso e aliado de Betina.

Waleska (Carol Castro) deixou a toalha cair, e os congelados do século 19 ficaram abismados

(Semi)Nudez gratuita
Várias cenas impactantes de O Tempo Não Para aconteceram com os personagens quase sem roupa alguma. Na última segunda (20), por exemplo, Marocas e Samuca tiraram as roupas para tomarem banho em uma cachoeira e começaram a se beijar, ela só de calcinha e sutiã, ele de cueca. Dom Sabino flagrou tudo e proporcionou grande constrangimento ao casal.

A congelada também ficou envergonhada ao ver fotos em que aparecia seminua num provador de loja. No capítulo do dia 18, foi Waleska quem apareceu pelada em público: a personagem ficou presa só de toalha fora de seu quarto e deixou a peça cair ao se assustar com a presença de Sabino e Agustina (Rosi Campos). Ao verem a jovem nua, eles ficaram abismados.

Já Betina é mais despudorada: já teve cena em que saiu da casa de Samuca com o sutiã à mostra, para provocar, e ainda aparecerá nos próximos capítulos nua na frente de Marocas, para chocá-la.

Coronela (Solange Couto) dá em cima de Teófilo (Kiko Mascarenhas) descaradamente

Pegação com humor
Casais no estilo gato e rato, entre tapas e beijos, são padrão na novela das sete. Betina, por exemplo, literalmente mordeu Emilio _aliados, eles também terão mais momentos de romance picante.

Outros personagens que vivem numa pegação atribulada são Elmo (Felipe Simas), Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), Waleska (Carol Castro) e Mateus (Raphael Vianna). Elmo namorava com Waleska, mas roubou beijos de Miss Celine e foi flagrado pela ex. Por sua vez, Waleska terá um caso proibido com Mateus, seu subordinado na Marinha.

Há ainda o triângulo amoroso entre Coronela (Solange Couto), Teófilo (Kiko Mascarenhas) e Januza (Bia Montez). As duas periguetes da pensão ficam atrás do congelado, que mantém casos amorosos com ambas na surdina.

Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.