Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AGUINALDO SILVA

Autor 'sobe nas tamancas' e rebate críticas ao ibope de Império: 'Maior audiência'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Aguinaldo Silva com o queixo apoiado em suas mãos, cruzadas na sua mesa de seu trabalho no Rio de Janeiro

Aguinaldo Silva responde criticas ao ibope baixo de Império (2014), novela que a Globo reprisa

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/8/2021 - 16h02

Autor da novela Império (2014), atualmente em reprise na faixa das 21h da Globo, Aguinaldo Silva rebateu críticas pela fraca audiência do folhetim --que tem a menor Ibope nacional da história do horário, atrás até de fracassos como A Lei do Amor (2016) e Babilônia (2015). Do jeito dele, desbocado e sincero, o novelista disse, neste domingo (22), que a trama segue como o programa mais visto da televisão brasileira.

"Império continua sendo o programa de maior audiência da televisão brasileira... Claro, graças ao elenco brilhante reunido na novela, a direção de alto nível e a produção esmeradíssima da Rede Globo, que mereceu o Emmy internacional de melhor novela produzida no mundo naquele ano", afirmou o escritor e jornalista em seu Instagram.

"Quanto ao autor do texto, tudo que posso dizer a vocês sobre ele é que faz o possível para ver seus seguidores tranquilos e felizes, portanto, beijos a todos e um belo domingo!", concluiu Silva.

De fato, o autor não mentiu. Na maioria dos dias, Império consegue ser a atração mais vista da programação da TV aberta. Mas não raramente, a história do comendador José Alfredo (Alexandre Nero) perde o posto para as notícias do Jornal Nacional, seu antecessor na grade.

Além disso, a novela já perdeu duas vezes para jogos de futebol exibidos no mesmo horário por Record e SBT, algo inédito até então.

Segundo dados obtidos pelo Notícias da TV, os 60 primeiros capítulos da repetição de Império registraram 26,1 pontos de média no PNT (Painel Nacional de Televisão), que indica os índices das 15 principais regiões metropolitanas do país.

Nesse período, o folhetim de Aguinaldo Silva foi sintonizado por 40,2% dos brasileiros, o que também representa o pior share de todos os tempos do horário mais nobre da televisão brasileira.

Em 2015, os 144 capítulos de Babilônia marcaram 26,2 pontos de média, com 42,1% de share. Escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, a trama foi a primeira a ter fechado abaixo dos 30 pontos de média na faixa das 21 no PNT. Desde então, foram ao ar outras 11 novelas --seis delas também não atingiram essa meta.

Nas reprises do período de pandemia, Fina Estampa anotou 31,0 de ibope e A Força do Querer fechou com 27,3 --o folhetim de Gloria Perez chegou a ser considerado um fracasso, mas se recuperou nas semanas finais, embalado pelo sucesso do BBB21.

Dividida em duas temporadas, uma antes da Covid-19 e outra durante a crise sanitária, Amor de Mãe registrou 28,7 de média na primeira parte e marcou 30,9 na segunda, que chegou ao fim em abril deste ano.

Exibida originalmente entre julho de 2014 e março de 2015, Império chegou ao fim com média de 33,8 pontos no mercado nacional e sintonizada por 55,5% dos brasileiros. Para o padrão atual, esses são índices de sucesso. Na época, porém, a trama já tinha sido a segunda de menor ibope no PNT.

Veja a publicação: 


Resumos Semanais

Resumo da novela Império: Capítulo de 5 de novembro

Sexta, 5/11 (Capítulo 179)
José Pedro ameaça matar Cristina. Marcão é socorrido por ambulância. José Alfredo liga para Maria Marta e revela pista sobre cativeiro de Cristina. Josué entrega arma a José Alfredo. O comendador encontra Cristina. José Alfredo mata ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.