Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Autor de Família É Tudo valoriza Cristina Pereira pela 3ª vez e dá lição na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Cristina Pereira está em cena como Marieta na novela Família É Tudo, da Globo

Marieta (Cristina Pereira) em cena de Família É Tudo: ela costurou acontecimentos desde o começo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 10/9/2024 - 18h00

Daniel Ortiz chega à reta final de Família É Tudo dando valor a Cristina Pereira na terceira novela consecutiva dele. Após passar um tempo longe dos folhetins da Globo, a veterana ganhou o papel de uma megera ninfomaníaca em Haja Coração (2016), mas foi em Salve-se Quem Puder (2020) que a atriz virou um trunfo do autor. Na pele de Lúcia, a intérprete comoveu o público muito antes de vir à tona o segredo que a personagem guardava.

Agora, aos 74 anos, Cristina é dona de uma escuta poderosa como Marieta. Transformou-se na mãezona dos netos de Frida (Arlete Salles), diverte com a inocência e a malandragem nas cenas com Leda (Grace Gianoukas), dá colo como conselheira amorosa de Júpiter (Thiago Martins) e lacra, principalmente, quando apronta suas bruxarias na novela das sete da Globo. 

Ortiz dá exemplo ao colocar em uma história recheada de tramas jovens uma artista com 50 anos de carreira. Essa troca de uma atriz experiente com a nova geração é importantíssima. Cristina esteve e continua muito mais presente do que a "vovó que sumiu" --nome provisório que a trama tinha antes de entrar no ar em 4 de março deste ano.

Frida e Catarina --as gêmeas de Arlete Salles-- não circulam como Marieta, que está sempre costurando os acontecimentos. Cristina faz com maestria seu trabalho coadjuvante, entregando as cenas lá em cima para que artistas jovens, como Daphne Bozaski (Lupita), brilhem e roubem a cena. 

Expert em humor, assim como Grace Gianoukas, a setentona abrilhantou a parte cômica da novela do começo ao fim. As cenas mais sem pé nem cabeça, com essa dupla, não tinham como não dar certo. Elas faziam "o tempo do humor" acontecer.

Ortiz é um autor que tem pegada leve, que vai chegando devagarinho e se instalando na sala da casa das pessoas. Muito se falou sobre Rafa Kalimann e outras escolhas ligadas à novela, mas Família É Tudo tem um grande feito para comemorar. O principal é entreter, mas também reverter com sucesso a crise no horário, instaurada na época da exibição de Fuzuê (2023).

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Família É Tudo.

Família É Tudo é escrita por Daniel Ortiz e dirigida por Fred Mayrink. O folhetim será substituído por Volta por Cima, de Claudia Souto --a mesma autora de Pega Pega (2017) e Cara e Coragem (2022).  


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Família É Tudo e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Família É Tudo: Capítulos da semana da novela da Globo - 28/9

Sábado, 28/9
Reprise do último capítulo de Família É Tudo. Hans foge com Electra e é perseguido pelos primos. Catarina confronta o filho, que revela o motivo de suas maldades. Frida finalmente conversa com os netos sobre o testamento e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.