Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A CULPA É DE QUEM?

Atores de Segundo Sol reclamam de racismo em texto do Notícias da TV

Reprodução/TV Globo

Danilo Ferreira e Giovanna Lancellotti em cena apontada como racista pelo elenco de Segundo Sol - Reprodução/TV Globo

Danilo Ferreira e Giovanna Lancellotti em cena apontada como racista pelo elenco de Segundo Sol

REDAÇÃO

Publicado em 2/7/2018 - 16h23

Nesta segunda (2), o ator Danilo Ferreira, o Acácio de Segundo Sol, publicou um desabafo em seu perfil do Instagram em que critica o texto "Rochelle usa 'sexo com negão' para se vingar de irmã drogada", publicado pelo Notícias da TV. De acordo com o ator, a reportagem reforça estigmas preconceituosos. Ele e seus colegas de elenco parecem se esquecer, no entanto, que o racismo vem do próprio roteiro de João Emanuel Carneiro.

"Ei! Notícias da TV, Eu não sou seu negro! Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros", começou o intérprete, que falou sobre a responsabilidade de representar uma parcela da população na TV e levantar reflexões.

"É muito difícil ver essa parcela da impressa [sic] do nosso país que, ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hiper sexualizando [sic] os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques", continuou.

O textão de Danilo Ferreira foi compartilhado por colegas de elenco, como Emilio Dantas (Beto Falcão), Luisa Arraes (Manuela), Chay Suede (Ícaro), Fabiula Nascimento (Cacau) e Giovanna Lancellotti (Rochelle).

A tal manchete do Notícias da TV, porém, faz mais do que reproduzir os estigmas destacados pelo intérprete. Ela reproduz o texto do próprio João Emanuel Carneiro, com aspas da personagem Rochelle, apresentada como vilã, de caráter desprezível e que não deve servir como exemplo para ninguém.

É Rochelle quem se refere a Acácio como "negão". "Eu agora vou mostrar o Acácio pra vocês, meu negão maravilhoso", dirá a vilã, durante uma transmissão ao vivo para seus seguidores, no capítulo que vai ao ar na próxima quinta-feira.

Também será Rochelle quem dirá que "usou" o capoeirista. "Foi bom demais usar esse corpinho por um tempo! Só pra isso que você serve", gritará a personagem após romper o rápido romance com ele.

O próprio site da Globo destaca que a blogueira ficará com Acácio como uma forma de dar um troco na irmã de criação, Manuela, que beijou Narciso (Osmar Silveira) após se drogar em uma festa.

Se Dan Ferreira ou seus colegas têm problemas com o racismo apontado no texto de João Emanuel Carneiro, que reclamem com o autor. Afinal, Segundo Sol já é alvo de críticas por ter escalado um elenco majoritariamente branco para representar Salvador, a cidade de maior população negra fora do continente africano.

Mas, se reclamarem ao autor da novela, estarão cometendo outro erro. Pois a intenção de Carneiro é justamente a de discutir o racismo.

Resumos Semanais

Resumo da novela Segundo Sol: Capítulo de 7 de novembro

A Globo não divulgou os resumos dos últimos cinco capítulos da novela das nove. O Notícias da TV publica com exclusividade o resumo do capítulo desta quarta (7). Quarta, 7/11 (Capítulo 153)
Laureta tenta negar ser a mãe de Karola. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.