Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DIVERSIDADE

Após trans, Gloria Perez se infiltra entre assexuais em Travessia: 'Várias tribos'

ADRIANO FAGUNDES/TV GLOBO

Foto de Guilherme Cabral, caracterizado como seu personagem em Travessia, sentado em um muro

Em Travessia, Rudá (Guilherme Cabral) vai ser um jovem que se descobrirá assexual

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 29/9/2022 - 6h30

Gloria Perez é mesmo uma autora revolucionária. Depois de abordar a transexualidade em A Força do Querer (2017), a novelista vai abordar a temática dos assexuais em Travessia. E assim como aconteceu com Ivana (Carol Duarte) e Nonato/Elis (Silvero Pereira), dois personagens serão usados para falar deste universo: um mais novo e outro mais experiente.

Apesar de a transexualidade ter a ver com gênero e assexualidade com sexualidade --porque um trans pode ser assexual, por exemplo --, Gloria Perez quer debater a diversidade. E é por isso que a autora vai mostrar as diferentes tribos desta mesma temática.

Na novela, Rudá (Guilherme Cabral), filho do primeiro casamento de Guida (Alessandra Negrini) e responsável por espalhar a fake news sobre Brisa (Lucy Alves), é assexual. Ele vai contar com a ajuda de um homem mais velho, Laerte, no processo de descoberta dessa condição. O ator que fará o personagem --que entra em Travessia mais tarde-- ainda não foi escalado.

Laerte não é do tipo mais radical, aquele que abomina qualquer contato físico. Ele é o que os assexuais chamam de demisexual: que só se envolve sexualmente quando há uma profunda conexão emocional.

"É através de Laerte que mostramos esse universo dos assexuais, ainda não explorado pela dramaturgia televisiva. A tribo contém várias tribos, dos estritos e arromânticos, incluindo os proculsexuais, aquele que só tem atração por pessoas com quem tem certeza de que nunca se relacionará (celebridades de todas as áreas) até os fictosexuais, que só se atraem por personagens de ficção. Tem pra todos os gostos", escreveu Gloria Perez na sinopse de sua novela que estreia em 10 de outubro no lugar de Pantanal.

A novela vai acompanhar o desconforto de Laerte entre os amigos, que não sabendo de sua condição, estão sempre exaltando seu sucesso com as mulheres e provocando situações que o deixam constrangido.

Já Rudá será um assexual estrito, daqueles que não suportam a ideia do sexo e não têm necessidades românticas, como acontece com o outro personagem. Será por meio dele que Gloria Perez vai mostrar o processo de descoberta dessa condição, a pressão social exercida sobre os adolescentes assexuais, o desconforto de sentir-se num mundo onde tudo é sexualizado, as cobranças por namoradas, a angustia de se saber diferente levando a um isolamento que as pessoas interpretam e tratam como timidez ou homossexualidade. 

​Assim como Nonato/Elis ajudou Ivana a se encontrar e a "transformar" em Ivan, Rudá percorrerá um caminho longo e sofrido para conseguir encontrar sua turma com o auxílio de Laerte.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.