Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Fim da crise?

TV por assinatura perde 800 mil clientes em um ano, mas para de cair

Divulgação

Em maio, a TV por assinatura registrou a menor queda em um ano e meio: 3.729 clientes - Divulgação

Em maio, a TV por assinatura registrou a menor queda em um ano e meio: 3.729 clientes

DANIEL CASTRO

Publicado em 13/7/2016 - 11h14

Uma boa notícia para a economia brasileira. Depois de um ano e meio de queda contínua de clientes, a TV paga reduziu acentuadamente a perda de assinantes em maio. O setor teve um saldo negativo de apenas 3.729 domicílios, o que representa uma queda de 0,02% em relação a abril. Foi a menor retração desde novembro de 2014, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O setor, que perdeu 808.171 assinantes em um ano, enfim dá sinais de recuperação. A expectativa de executivos do mercado é que, neste mês de julho, a TV por assinatura retome o caminho do crescimento.

Na avaliação de operadoras de TV paga, a queda em maio foi tão irrisória que pode ser considerada como uma estabilização. Como comparação, em abril o setor perdeu 40.529 assinantes a mais, numa retração de 0,23% em relação a março. Em maio de 2015, a perda foi de 111.893 assinantes, 0,58% a menos do que no mês anterior.

O setor fechou maio com 18.905.098 assinantes, 4,10% a menos do que tinha um ano antes (19.713.269). A queda tem sido puxada pelo serviço de DTH, a TV paga via satélite, o que significa que a perda de assinantes é um reflexo direto da crise econômica pela qual passa o país, e não da concorrência com a Netflix. O DTH serve principalmente aos assinantes das periferias e de áreas rurais. Perdeu 1.145.211 clientes em um ano.

Já o serviço de TV a cabo cresceu em todos os meses em 2016. Em um ano, conquistou 184.953 novos clientes. As explicações: 1) o cabo cobre as áreas mais nobres das cidades mais ricas do país; 2) o cabo tem tendência a atrair novos usuários com o tempo, já que é uma infraestrutura parcialmente ociosa; 3) o cabo oferece combos mais atraentes (telefonia fixa barata e internet de melhor qualidade).

Entre as grandes operadoras, a América Móvil (Net e Claro) perdeu 3.338 assinantes em maio e fechou o mês com 9,817 milhões de clientes. A Sky voltou a registrar alta, de 5.723 assinantes, e chegou a 5,346 milhões. A Oi foi a que mais cresceu (0,8%). Tem 1,196 milhão de clientes.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Prêmio NTV Melhores do ano

TUDO SOBRE

Claro

Sky

TV Paga

Leia também

Enquete

Qual foi o melhor telejornal ou programa jornalístico do ano?

Web Stories

+
Divórcio, tragédia e treta: 5 notícias que peões de A Fazenda 13 não sabemJuan Paiva rouba a cena em Um Lugar ao Sol; conheça a história do atorGui Araujo deixa A Fazenda 13 após expor lado prepotente e preconceituoso; relembreDe série na Netflix a aposentadoria: Por onde anda o elenco de O Cravo e a Rosa?Vladimir Brichta contracena com a filha em Quanto Mais Vida, Melhor; veja outros casos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas