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Lukaku, da Inter de Milão: Paramount fecha patrocínio com o clube para aparecer na Champions
A Paramount fechou um contrato de um dia com a Inter de Milão para aparecer na camisa do clube italiano durante a final da Uefa Champions League neste sábado (10). O Manchester City (ING) é o outro finalista. A estratégia é uma forma de a empresa divulgar seu serviço de streaming, o Paramount+, em outras plataformas concorrentes que transmitem o torneio mais importante do futebol mundial, como a HBO Max, da Warner Bros. Discovery.
O acordo de última hora foi a solução que o time de Milão encontrou para aparecer na final europeia com algum patrocinador na camisa, já que o negócio com a blockchain DigitalBits fracassou no início da temporada em meio a acusações de calote. A Roma também removeu a marca de seu uniforme citando problemas semelhantes.
A ideia da Paramount é mostrar a marca para outros mercados fora dos Estados Unidos, onde a empresa é dona dos direitos de transmissão da Uefa Champions League até 2030. Mas no México, por exemplo, o campeonato é da HBO Max, assim como no Brasil. Na Europa, a dona em grande parte do continente é o DAZN.
A final da Champions League será realizada em Istambul, na Turquia, a partir das 16h (horário de Brasília), e terá a apresentação da cantora brasileira Anitta antes da bola rolar. A transmissão por aqui será em TV aberta pelo SBT; na TV por assinatura, TNT exibe; e no streaming será pelo HBO Max.
Vale lembrar que, no momento, há uma negociação para vender os direitos da Champions League a partir da temporada 2024/2025. A Team, agência que negocia o torneio, tem recebido pressão de patrocinadores oficiais da para não fechar somente para a Warner.
A indefinição atrasou o resultado final do processo. Os anunciantes querem uma TV aberta na exibição das partidas.Globo e SBT fizeram propostas. O Notícias da TV apurou que o grupo Heineken e a Pepsi são os mais preocupados com a questão.
Ambos são parceiros oficiais da Uefa na competição e patrocinam a transmissão da atual temporada no SBT, juntamente com o Amazon Prime Video, Sportingbet e Dorflex.
Para as empresas, sem uma rede nacional que transmita pelo menos uma partida por semana e exiba o torneio até a final, a Champions League perde valor e repercussão no Brasil. O exemplo dado foi o ciclo entre 2018/2019 e 2021/2022, quando Facebook e Warner exibiram a liga sozinhos. Mesmo com o maior ibope da TV por assinatura e com o PSG de Neymar na final em um dos anos, a repercussão do torneio ficou abaixo do esperado.
Por causa disso, a Uefa vendeu os jogos de terça para o SBT. A audiência tem ficado entre 5 e 6 pontos na Grande São Paulo, mas a emissora chega a liderar em capitais como Fortaleza (CE) e Manaus (AM). A Team está dividida, porque a proposta financeira da Warner foi muito alta, mas entende a preocupação dos parceiros.
A agência tem tentado costurar um acordo que agrade a todos. Mas a demora para divulgar o vencedor da licitação já tem irritado os interessados. A expectativa é que quem fez proposta pelos direitos da Champions seja informado do resultado até o fim deste mês.
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