Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FUTEBOL EUROPEU

Globo declara guerra ao SBT para recuperar Champions, mas topa dormir com inimigo

DIVULGAÇÃO/REAL MADRID

Vinícius Júnior no Real Madrid

Vinícius Jr. segura o troféu da Champions League: Globo faz proposta e entra na briga por direitos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/3/2023 - 6h45

A Globo fez proposta para tentar recuperar os direitos de transmissão da Uefa Champions League a partir da temporada 2024/2025. A licitação para a compra dos jogos teve a fase de recebimento de propostas encerrada na última terça (21). Por causa das regras da negociação, existe a possibilidade de o SBT ficar sem os direitos ou até de dividir as partidas com a líder de audiência.

Segundo apurou o Notícias da TV, cinco empresas fizeram propostas: Globo, SBT, Disney, Warner Bros. Discovery e Paramount. Além de estar interessada no torneio para TV aberta, a Globo também deseja ter um pacote de jogos para alavancar o SporTV na TV paga.

O SBT fez uma proposta considerada "robusta" e "animadora", segundo fontes ouvidas pela coluna. Já a Globo, segundo um diretor da empresa que conversou com a reportagem, diz que a TV foi "conservadora", porque a empresa tem outras prioridades, principalmente no futebol brasileiro.

No mercado e entre as empresas, a favorita para o negócio é a Warner, que já é a casa da Champions desde a temporada 2015/2016. Hoje, ela exibe os jogos na TNT e na HBO Max. 

Na ESPN, canal esportivo da Disney, os valores que a empresa ofereceu não foram considerados animadores, e a Champions é tratada como uma meta "muito difícil" de ser alcançada. A Disney chegou a conversar com o SBT para uma proposta conjunta, mas a ideia não avançou.

No caso da Paramount, as negociações para o Brasil são tocadas pela liderança da América Latina, sem ter envolvimento com a executiva esportiva no Brasil.

Globo e SBT podem dividir os direitos da Champions League no país por causa da mudança na forma de venda. Antes divididos por plataforma, agora os pacotes das partidas foram negociados por dia de jogos. Pela regra nova, uma empresa só pode comprar um pacote de direitos. Exemplo: se a Globo comprar os direitos dos jogos de terça, ela não pode ser dona das partidas de quarta, que precisa ser de outro grupo de comunicação.

Empresa que vende os direitos da principal competição de clubes em todo o mundo, a Team esteve no Brasil no início do mês para apresentar as regras da licitação pelos direitos de transmissão da Champions League. Das empresas que se reuniram com as agências, a única que não fez proposta foi o Prime Video, que se retirou das negociações. 

Hoje, somando todos os contratos fechados, a Uefa arrecada com direitos de transmissão no Brasil cerca de US$ 150 milhões (R$ 807 milhões na cotação atual) segundo apurou o Notícias da TV. O objetivo do atual processo licitatório, que foi antecipado em relação ao previsto inicialmente, era aumentar os ganhos em pelo menos 50%. Nessa primeira rodada, a Team ficou satisfeita com os valores que foram oferecidos. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.