PATROCINADORES NO JOGO
DIVULGAÇÃO/REAL MADRID
Rodrygo no Real Madrid: patrocinadores botam pressão para manter Champions na TV aberta
A Team, agência que vende os direitos de transmissão dos torneios de clubes da Uefa, tem recebido pressão de patrocinadores oficiais da Champions League para não vender os direitos da competição somente para a Warner a partir da temporada 2024/2025. A indefinição atrasou o resultado final do processo. Os anunciantes querem uma TV aberta na exibição das partidas.Globo e SBT fizeram propostas.
O Notícias da TV apurou que o Grupo Heineken e a Pepsi são os mais preocupados com a questão. Ambos são parceiros oficiais da Uefa na competição e patrocinam a transmissão da atual temporada no SBT, juntamente com o Amazon Prime Video, Sportingbet e Dorflex.
Para as empresas, sem uma rede nacional que transmita pelo menos uma partida por semana e exiba o torneio até a final, a Champions League perde valor e repercussão no Brasil. O exemplo dado foi o ciclo entre 2018/2019 e 2021/2022, quando Facebook e Warner exibiram a liga sozinhos. Mesmo com o maior ibope da TV por assinatura e com o PSG de Neymar na final em um dos anos, a repercussão do torneio ficou abaixo do esperado.
Por causa disto, a Uefa vendeu os jogos de terça para o SBT. A audiência tem variado entre 5 e 6 pontos na Grande São Paulo, mas a emissora chega a liderar em capitais como Fortaleza (CE) e Manaus (AM). A Team está dividida, porque a proposta financeira da Warner foi muito alta, mas entende a preocupação dos parceiros.
A agência tem tentado costurar um acordo que agrade a todos. Mas a demora para divulgar o vencedor da licitação já tem irritado os interessados. A expectativa é que quem fez proposta pelos direitos da Champions seja informado do resultado até o fim deste mês.
Procurada pelo Notícias da TV, a Team confirmou que ainda não concluiu as negociações para o novo ciclo da Champions League na TV brasileira, mas disse que não comenta negócios em andamento.
Cinco empresas fizeram propostas: Globo, SBT, Disney, Warner Bros. Discovery e Paramount. Além de estar interessada no torneio para a TV aberta, a Globo deseja ter um pacote de jogos para alavancar o SporTV na TV paga.
O SBT fez uma proposta considerada "robusta" e "animadora", segundo fontes ouvidas pela coluna. Já a Globo, segundo um diretor da empresa que conversou com a reportagem, foi "conservadora" porque tem outras prioridades, principalmente no futebol brasileiro.
No mercado e entre as empresas, a favorita para o negócio é a Warner, que já é a casa da Champions desde a temporada 2015/2016. Hoje, ela exibe os jogos na TNT e na HBO Max.
Os valores que a Disney ofereceu para ter os jogos na ESPN não foram considerados animadores, e a Champions é tratada como uma meta "muito difícil" de ser alcançada. A empresa chegou a conversar com o SBT para uma proposta conjunta, mas a ideia não avançou.
No caso da Paramount, as negociações são tocadas pela liderança da América Latina, sem ter envolvimento com a executiva esportiva no Brasil.
Antes divididos por plataforma, os pacotes de partidas agora foram negociados por dia em que os jogos são realizados. Pela regra nova, uma empresa só pode comprar um pacote de direitos.
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