Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TROCA NO COMANDO

'Pai' do Globoplay, Erick Bretas volta à direção do serviço de streaming da Globo

Ramon Vasconcelos/TV Globo

O executivo Erick Bretas reassume a direção-geral do Globoplay após saída de João Mesquita - Ramon Vasconcelos/TV Globo

O executivo Erick Bretas reassume a direção-geral do Globoplay após saída de João Mesquita

REDAÇÃO

Publicado em 19/8/2019 - 17h12

Responsável pelo lançamento do Globoplay em 2015, Erick Bretas está de volta à direção do serviço de streaming. Ele assume o cargo até então ocupado pelo português João Mesquita, que havia assumido a direção-geral do projeto em março do ano passado, após uma passagem de quase 15 anos pelos canais Telecine, da Globosat.

Bretas vai acumular o posto no Globoplay com a direção do Hub Globo Silicon Valley, que vinha liderando desde o fim de 2017. O Grupo Globo não revelou qual será o destino de Mesquita; apenas informou que ele deixou a empresa.

"Com uma longa carreira iniciada no jornalismo da TV Globo, Erick dedicou-se à internet e iniciativas digitais, tendo liderado a criação do Globoplay em 2015. A imersão recente no ambiente de novos negócios digitais e de tecnologia no Vale do Silício e em atividades de M&A (fusões e aquisições) aceleraram seu desenvolvimento como executivo, qualificando-o para apoiar a Globo de forma ainda mais relevante na nossa estratégia atual."

"O Globoplay é uma das mais importantes iniciativas do Grupo Globo em sua estratégia de se aproximar ainda mais do consumidor brasileiro e um dos pilares do portfólio de produtos direct to consumer", declarou Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo Globo, em um comunicado distribuído internamente.

Bretas começou sua passagem pelo Grupo Globo em 1997, quando entrou na Globo como estagiário. Depois, tornou-se produtor e editor de vários telejornais, como o Jornal Nacional, o SPTV e o Jornal da Globo, até ser deslocado para o cargo de diretor de negócios no Vale do Silício, na Califórnia.

A missão dele nos Estados Unidos era buscar oportunidades de investimento, de parcerias estratégicas, de desenvolvimento de talentos e de soluções inovadoras para o Grupo Globo. Foi justamente a imersão no ambiente de negócios digitais nos Estados Unidos que fez com que fosse convidado a reassumir o Globoplay.

De olho na Netflix

Sob o comando de João Mesquita, o Globoplay deixou de ser um serviço de catch-up (reprise de séries e capítulos de novelas da TV) para se transformar em um streaming de fato. O ex-executivo investiu na produção de séries exclusivas, como Ilha de Ferro e Aruanas, para bater de frente com a gigante Netflix, que modificou a maneira como o público mundial consome conteúdo.

Mesquita e sua equipe investiram pesado também na compra de conteúdo estrangeiro. Conseguiu produtos elogiados pela crítica, como The Good Doctor, Killing Eve e The Handmaid's Tale. Também adquiriu os direitos de video on demand da comédia The Big Bang Theory (2007-2019).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.