Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

E AGORA?

Netflix ameaça barrar compartilhamento de senhas e preocupa usuários

BANCO DE IMAGENS

Uma mão segura um controle remoto apontado para uma televisão que tem o logotipo da Netflix

Os termos de uso da Netflix não permitem o compartilhamento de senhas, mas a prática é comum

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 31/1/2022 - 6h20

"Se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar visualizando". Essa é a mensagem que alguns usuários da Netflix em países como Estados Unidos e Itália começaram a receber na plataforma ao tentarem assistir aos conteúdos do serviço de streaming. No último ano, a empresa confirmou que tem realizado testes para coibir o compartilhamento de senhas, medida que preocupa usuários.

É comum que clientes permitam o acesso de alguns amigos e familiares a esse tipo de serviço, tendo como única limitação imposta pelas empresas a quantidade de telas permitidas de uso em tempo real de acordo com o plano.

Na Netflix, por exemplo, o pacote mais caro sai por R$ 55,90 e permite o uso de até quatro aparelhos ao mesmo tempo. A empresa já não permite o compartilhamento de contas com pessoas fora do ambiente familiar, conforme consta no quarto parágrafo dos Termos de Uso mais recentes da companhia:

O serviço Netflix e todo o conteúdo visualizado por intermédio do serviço Netflix destinam-se exclusivamente para uso pessoal e não comercial, não podendo ser compartilhados com pessoas de fora da sua família. Durante sua assinatura Netflix, a Netflix concede a você um direito limitado, não exclusivo e intransferível para acessar o serviço Netflix e assistir ao conteúdo da Netflix. Exceto pelo descrito acima, nenhum outro direito, titularidade ou participação lhe é concedido. Você concorda em não utilizar o serviço em exibições públicas.

Apesar da proibição, um estudo publicado pelo site norte-americano ComicBook no final de 2020 indicava que cerca de 52,5% das pessoas compartilham ou já haviam emprestado suas senhas da Netflix em algum momento, contra 47,5% que sempre as mantiveram privadas.

Entre os que repassaram os dados, 25,6% dividiram com membros da família que não moram na mesma casa, 17,7% emprestaram a um amigo e 9,2% cederam para uso de crianças com quem não dividiam residência.

O que diz a Netflix

Em março de 2021, a Netflix confirmou que estava testando uma ferramenta com uma verificação para saber se aquele usuário estava autorizado a utilizar a conta. No mês seguinte, executivos da empresa deixaram claro que ainda não havia um modelo definido para a proibição do compartilhamento de senhas.

"Nós testaremos muitas coisas, mas nunca lançaremos algo que pareça 'pressionar' as pessoas que gostam do serviço. Deve parecer que faz sentido para os consumidores, para que eles entendam", explicou Reed Hastings, o chefão da Netflix, em evento com investidores.

Um temor da companhia ao tomar uma medida drástica com o bloqueio do uso de pessoas que não moram na mesma casa e compartilham senhas é provocar não só uma fuga de assinantes, já que alguns desses clientes dividem a conta, como também ter uma queda de audiência em suas produções. Com menos gente na plataforma, menos horas consumidas.

A Netflix Brasil não falou sobre o assunto nem respondeu ao Notícias da TV sobre a realização dos testes no país e se existe alguma medida mais efetiva pensada pela empresa para coibir o compartilhamento de senhas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.