Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RUIM DE PROVA?

Entenda por que a 'risada de porco' pode ser a ruína de Eliezer no BBB 22

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Eliezer Netto em pé na sala do BBB falando com um sorriso no rosto; ele usa camiseta escura

Eliezer Netto durante conversa com os participantes do BBB 22; risada estranha chamou a atenção

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 31/1/2022 - 6h35

A "risada de porco" que chamou a atenção do público do BBB 22 pode ser um alerta e custar caro a Eliezer Netto. O som característico da gargalhada do brother está entre os sintomas de problemas respiratórios que dificultam a prática esportiva e --por que não?-- o desempenho dele nas provas do reality da Globo.

"A respiração envolve qualidade de vida. Então, o paciente que possui uma obstrução nasal ou uma má respiração tem a qualidade de vida comprometida", alerta Arnaldo Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

Em casos graves, o rendimento em atividades físicas pode ficar seriamente comprometido, assim como os momentos de descanso antes das provas do BBB. "Estamos falando em agravamento de doenças que envolvem sono, que envolvem esporte, o paciente não consegue se desenvolver no esporte e ter um bom rendimento por conta da respiração, tem uma má qualidade do sono, levando a uma apneia", explica.

A 'risada de porco' de Eliezer do BBB

O nome correto para a gargalhada com som diferente como a do empresário é risada com escape de ar. Os problemas que podem ser associados a essa característica, segundo o médico, estão ligados à parte respiratória alta.

Geralmente a risada com escape de ar pode estar relacionada a problemas de obstrução nasal, um desvio de septo, uma concha do nariz --que é a famosa carne esponjosa. Ou seja, a pessoa não tem uma boa respiração nasal e, por isso, quando ela dá a risada, ela tenta compensar com a respiração oral. Esses são os principais problemas, as obstruções nasais e a má respiração.

A respiração prejudicada pode provocar ainda ronco e apneia do sono. "O problema respiratório (desvio de septo, obstrução nasal, carne esponjosa) é muito comum. Estima-se que de 30% a 40% da população tenha algum distúrbio respiratório alto, ou seja, tenha algum distúrbio do nariz", relata o especialista.

As causas também são variadas. Vão desde um desvio de septo por tendência genética, fator alérgico que pode fazer o nariz inchar ou trauma no local. "Dependendo da causa da obstrução nasal, da respiração oral do paciente, e da faixa etária, tem-se um tratamento específico", afirma Tamiso.

"A cirurgia é muito feita para o desvio de septo ou para as queixas nasais. Existem alguns tratamentos, dependendo da intensidade da alteração e da anatomia, que podem ser prescritos para melhorar a respiração. O foco é sempre melhorar a respiração nasal", complementa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.