Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

Fusão nos EUA

Líder de audiência nos EUA, CBS se une à Viacom em empresa de R$ 118 bilhões

Divulgação/CBS All Access

Christine Baranski na terceira temporada de The Good Fight, cartão de visita do streaming da rede CBS - Divulgação/CBS All Access

Christine Baranski na terceira temporada de The Good Fight, cartão de visita do streaming da rede CBS

REDAÇÃO

Publicado em 13/8/2019 - 16h21

Na tarde desta terça-feira (13), as empresas CBS e Viacom entraram em um acordo por uma fusão. Batizada de ViacomCBS, a nova companhia nasce com um valor de mercado de US$ 30 bilhões (R$ 118 bilhões), segundo o The Wall Street Journal. A nova empresa agora mira a Netflix no competitivo mercado do entretenimento americano.

A ViacomCBS terá grandes produtos sob seu guarda-chuva, como a rede CBS (11 anos ininterruptos como a líder de audiência na TV aberta dos Estados Unidos), o canal Showtime (de conteúdo premium, tipo HBO), MTV (canal que virou fonte de realities populares) e Comedy Central. Além da Paramount Pictures, um dos principais estúdios de cinema em Hollywood. 

O objetivo principal desse negócio é fortalecer o streaming da CBS, o CBS All Access, e vitaminar a galeria de conteúdo da plataforma, só disponível nos EUA. O próximo passo da ViacomCBS será adquirir empresas menores, como a rede AMC (que exibe The Walking Dead), a Lionsgate (do canal premium Starz) e os estúdios MGM para, dessa maneira, ter ainda mais conteúdos sob seu controle.

A Netflix, mentora de uma maneira inovadora de exibir programas e que criou no público um novo hábito para assisti-las (a tal da maratona), tem uma influência direta nessa junção. Rivais estão cada vez mais pensando em maneiras para bater de frente com a gigante do streaming.

Recentemente, duas fusões de conglomerados sacudiram Hollywood. A Disney comprou boa parte da Fox (estúdio do cinema e da TV, canais pagos como FX e Nat Geo) para lançar a plataforma Disney+, que promete entregar um catálogo riquíssimo, de filmes clássicos a sucessos consagrados do público, como a duradoura animação Os Simpsons.

A empresa de telecomunicações AT&T também se uniu com a Time Warner para criar a WarnerMedia. Ela virá com o streaming HBO Max, dona de um conteúdo poderoso com títulos que vão de Friends (1994-2004) a séries premiadas do nível de Sopranos (1999-2007) e Game of Thrones (2011-2019).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.