Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O CATAR É LOGO AÍ

Concorrência sonha, mas Copa de 2022 pode ser 1ª só com Globo em 20 anos

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Gustavo Villani, Cléber Machado, Galvão Bueno, Luís Roberto, Rogério Corrêa e Rembrandt Júnior na Globo com o mesmo uniforme: camisa azul e calça marrom

Narradores do futebol na Globo: Copa do Mundo de 2022 pode ser exclusiva da Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/7/2021 - 6h45

Marcada para ocorrer entre novembro e dezembro de 2022, a Copa do Mundo do Catar tem grande chance de ser o primeiro mundial com transmissão apenas da Globo desde 2002. Naquele ano, só Globo e SporTV fizeram a transmissão do pentacampeonato da Seleção Brasileira. Por enquanto, as concorrentes, como Disney e Band, só sonham, mas nenhuma sondagem ou proposta foi realizada para a Globo por enquanto.

O Notícias da TV apurou que Disney e Band avaliam positivamente ter a Copa do Mundo. É o principal torneio do período, além de ser muito prestigiado pelo mercado publicitário brasileiro, que sempre concentra investimentos em mídia e estratégias no evento.

A Disney alega ainda ser muito cedo para pensar na Copa do Mundo para o mercado brasileiro, já que ela só acontecerá daqui a 16 meses. Mas o conglomerado de mídia gosta da ideia de voltar a transmitir o evento, algo que não faz desde o Mundial do Brasil em 2014. O assunto entrará com mais frequência nas conversas neste segundo semestre.

A Band também tem a Copa em seus sonhos, mas por enquanto a emissora está focada nas transmissões dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o BandSports. O núcleo esportivo só discutirá a possibilidade após Tóquio acontecer --o evento olímpico vai até 3 de agosto.

No ano passado, a Copa do Mundo na TV brasileira esteve em risco. A Globo entrou com uma liminar para impedir o pagamento da parcela de 2020 do contrato de direitos de transmissão de eventos da Fifa, que vale entre 2015 e 2022. O valor da parcela não paga era de 90 milhões de dólares (R$ 460 milhões no câmbio atual). A emissora alegou a pandemia de Covid-19 para não realizar o pagamento.

Globo e Fifa já são parceiras de novo

Em março deste ano, a 6ª Vara Empresarial do Estado do Rio de Janeiro arquivou a disputa judicial. A coluna teve acesso à movimentação de arquivamento processual. Na decisão, o desembargador Plínio Pinto Coelho Filho afirmou que julgou o assunto sozinho, mas sem resolução de mérito. Ou seja, o desembargador decidiu encerrar a disputa sem nem analisar as alegações do reclamante --que, no caso, era a Fifa.

O Notícias da TV apurou que Globo e Fifa se resolveram em reuniões, tanto que o pagamento deste ano foi feito normalmente no último dia 30 de junho. Na ocasião, a Globo alegava que a pandemia do novo coronavírus fez todos os grupos de mídia passarem por dificuldades financeiras.

Além disso, o grupo de comunicação brasileiro afirmou que competições da Fifa que estavam previstas para este ano foram canceladas e que isso causou prejuízo.

Entre os eventos previstos para 2020, estavam o Mundial de futsal e as Copas do Mundo feminina Sub-17 e Sub-20 --todos adiados para 2021. O torneio olímpico de futebol que seria realizado nos Jogos de Tóquio-2020 também é organizado pela Fifa, mas o contrato não contempla a sua exibição.

A Globo conseguiu a liminar e venceu com os argumentos na Justiça brasileira em duas instâncias no Rio de Janeiro, mesmo com a Fifa recorrendo sempre que perdia. Em janeiro deste ano, executivos de Globo e Fifa se reuniram pouco antes do Mundial de Clubes, em fevereiro, para que os ânimos fossem acalmados. As conversas deram certo, e a Globo segue como principal parceira comercial da Fifa no Brasil.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.