Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO

Contra fake news, Castanhari fecha parceria inusitada para canal Nostalgia

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem de Felipe Castanhari em canal no YouTube

Felipe Castanhari; apresentador do canal Nostalgia fechou parceria com empresa de educação

ERICK MATHEUS NERY

erick@noticiasdatv.com

Publicado em 4/8/2022 - 12h00

Um dos principais canais do YouTube Brasil, o Nostalgia fechou uma parceria com a FTD Sistema de Educação. Assim, os vídeos apresentados por Felipe Castanhari serão revisados pelos professores do sistema educacional para reforçar a qualidade dos materiais e evitar a propagação de fake news no ambiente digital.

"Agora, acredito que a gente tenha um cuidado ainda maior. Sempre tivemos cuidado, contamos com especialistas nos nossos vídeos, sempre eles demoraram bastante. Prefiro demorar, mas ter um conteúdo 100% verificado, e não muda o aprofundamento", adianta Castanhari ao Notícias da TV.

Com mais de dez anos de história e 14,5 milhões de inscritos no YouTube, o Nostalgia tornou-se referência entre o público jovem adulto na hora de consumir conteúdos sobre história e atualidades de um jeito prático, sem a sisudez de uma videoaula. Por conta da linguagem acessível, Castanhari tornou-se um dos principais influenciadores do país e comandou a série Mundo Mistério, na Netflix.

Mesmo com a expansão dos vídeos curtos na internet, o Nostalgia apresenta conteúdos aprofundados, similares a produções documentais, que podem ultrapassar uma hora de duração.

O youtuber explica que os professores revisarão todas as informações dos vídeos, desde a fase de pré-produção até a versão final dos programas. É a primeira vez que uma empresa de educação fecha uma parceria deste tipo com um canal do YouTube.

Sendo bem claro, é o famoso achar pelo em ovo. É a etapa na qual peço: 'Qualquer coisinha que vocês achem que pode dar um erro de interpretação, anacronismos, [avisem!]'. Vários detalhes podem ser pegos nesta etapa. E não é só a correção, eles explicam o porquê estão sugerindo alterar um termo, um parágrafo, como isso pode ser recebido por um determinado público.

"A minha maior capacidade no canal é a tradução da informação. Uma das minhas preocupações é uma certa barreira intelectual, que muitos conteúdos possuem. Sempre tento explicar desde o início, da base. Preciso ter esse olhar para traduzir o conteúdo para uma linguagem simples, sinto que é no que sou melhor", reforça Castanhari.

Na nova etapa, o youtuber investiu mais de R$ 150 mil reais em um novo cenário para a produção dos vídeos. O primeiro fruto da parceria entre o Nostalgia e a FTD foi publicado na última sexta (29), em um programa de mais de uma hora e meia de duração sobre a história do Japão.

O vídeo demorou mais de um ano para ser produzido, por causa da pesquisa e montagem do roteiro. Em cinco dias, a atração ultrapassou a marca das 950 mil visualizações. Assista:


Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.