NEGÓCIO AVANÇADO
Divulgação/HBO
Brian Cox em Succession; fusão bilionária entre Warner e Discovery avança nos Estados Unidos
A megafusão bilionária entre Discovery e a WarnerMedia se aproxima de um desfecho positivo nos Estados Unidos. O departamento antitruste norte-americano, espécie de Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) local, perdeu o prazo de contestação do negócio e abriu o caminho para a finalização do acordo.
Segundo informações do site Deadline, John Stankey, CEO da AT&T, conglomerado de mídia do qual a WarnerMedia faz parte, informou a acionistas que um acordo seria concretizado mais cedo do que o esperado. Com os órgãos regulatórios perdendo o prazo sem contestações, o negócio avançou ainda mais.
Para concretizar a fusão, orçada atualmente em US$ 43 bilhões (R$ 226 bilhões), as duas empresas necessitam da aprovação dos acionistas da Discovery. O clima, de acordo com a revista Hollywood Reporter, é de otimismo já que a gigante de mídia assegurou apoio de seus acionistas majoritários.
"Discovery Inc. e AT&T Inc. cumpriram a condição de fechamento do acordo e plano de fusão, datado em 17 de maio de 2021, por e entre Discovery e AT&T, relacionado à Lei de Melhorias Antitruste de 1976", disse a Discovery em um documento regulatório publicado nesta quarta-feira (9).
"O período de espera legal expirou, e qualquer acordo para não consumar a transação entre as partes e a Comissão Federal de Comércio [FTC, no original], ou a Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos ou qualquer outra entidade governamental aplicável, também expirou ou foi rescindido", conclui o comunicado.
De acordo com a lei dos EUA, as empresas são obrigadas a fornecer à FTC e ao Departamento de Justiça um aviso prévio de fusões com um determinado valor mínimo de negociação. Em transações nas quais os órgãos veem potencial de consequências anticompetitivas significativas, qualquer agência pode exigir que as partes da fusão enviem mais informações básicas para decidir se devem bloquear o acordo proposto.
No Brasil, a fusão entre Discovery e a WarnerMedia foi aprovada pelo Cade --sem restrições-- nesta segunda (7). O principal argumento para a aprovação é a participação no mercado de TV paga atual e plataformas digitais das empresas, que não passa de 20%. Grande rival das empresas, a Disney deu aval positivo para a negociação.
Com o acordo, a atual WarnerMedia poderá se chamar Warner Bros. Discovery no Brasil. A nova empresa ficará responsável por canais da TV por assinatura como Warner Channel, HBO, CNN, Cartoon Network, Food Network, TNT, TBS, TCM, TLC, Animal Planet e Investigação Discovery.
O objetivo da fusão é fazer frente aos concorrentes Netflix e Prime Video, principalmente. Os streamings HBO Max e Discovery+, atualmente plataformas distintas, podem mudar de nome e de objetivos, já que passaram a fazer parte do mesmo guarda-chuva.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.