Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EDUCAÇÃO

Small Axe: Globo exibe especial sobre racismo na Tela Quente de hoje (22/11)

DIVULGAÇÃO/BBC

Kenyah Sandy em cena de Educação, episódio da série Small Axe

Kenyah Sandy em Educação; especial é atração da Globo na Tela Quente desta segunda-feira (22)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/11/2021 - 11h37
Atualizado em 22/11/2021 - 12h05

A Globo exibe o especial Educação na Tela Quente desta segunda-feira (22), às 23h30 (horário de Brasília). Lançado em 2020, o episódio faz parte da série Small Axe sobre racismo. Dirigida por Steve McQueen, vencedor do Oscar 2014, a produção trata da segregação racial nas escolas.

Na trama, Kingsley (Kenyah Sandy) ama o espaço e não apresenta dificuldades nas aulas. Fascinado por astronautas e foguetes, o menino tem sua vida completamente mudada após ser levado ao escritório do diretor da escola.

Depois de atrapalhar uma aula, o garoto foi enviado para outro colégio. Responsável por uma política não-oficial de segregação racial, o diretor mandou o rapaz para um centro ensino de pessoas com necessidades especiais. Além de Kingsley, diversas crianças negras foram privadas da educação que mereciam.

Apesar de usar personagens fictícios, McQueen retratou eventos verídicos dos anos 1970. Com uma agenda racista, alguns conselhos de Londres transferiram inúmeras crianças negras para escolas que atendiam jovens com necessidades especiais.

Comandado pelo diretor de 12 Anos de Escravidão (2013), o especial de Small Axe também conta com Naomi Ackie, Jade Anouka, Temirlan Blaev, Nigel Boyle, Tabitha Byron e Ralph Davis no elenco.

Assista abaixo ao trailer (sem legendas) de Educação:

Small Axe

Líder de indicações no Bafta 2021, Small Axe foi bem avaliado pela Academia Britânica de Artes da Televisão e Cinema. Após receber 15 nomeações, a minissérie levou cinco estatuetas para casa.

A produção da BBC ganhou as categorias de figurino, cabelo e maquiagem, design de produção, escalação de elenco e ator coadjuvante. O último prêmio foi para Malachi Kirby. Ele desbancou o próprio colega de série --Michael Ward. Apesar de disputar como melhor minissérie, ator (para John Boyega e Shaun Parkes) e atriz (Letitia Wright), Small Axe não faturou esses prêmios.

Em uma antologia com cinco filmes desconectados entre si, McQueen retrata o preconceito ao redor da comunidade de imigrantes caribenhos entre os anos de 1960 e 1980. Confira a prévia de Small Axe:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.