Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LEMBRA DELA?

Quem é Phoebe Cates, sex symbol dos anos 1980 ressuscitada por Stranger Things?

Divulgação/Universal Studios

Phoebe Cates no filme Picardias Estudantis (1982); Stranger Things resgatou a atriz fenômeno dos anos 1980 - Divulgação/Universal Studios

Phoebe Cates no filme Picardias Estudantis (1982); Stranger Things resgatou a atriz fenômeno dos anos 1980

JOÃO DA PAZ

Publicado em 7/7/2019 - 5h45

Entre ratos raivosos e espiões russos infiltrados em um shopping center, uma pergunta inquietante paira na terceira temporada de Stranger Things: quem é essa tal de Phoebe Cates, menos bonita do que Suzie, a namorada de Dustin Henderson (Gaten Matarazzo)? Jovens com menos de 30 anos não sentiram o furacão que ela causou nos anos 1980. 

Nascida em 1963, Phoebe Cates era um verdadeiro sex symbol teen na década em que o drama sobrenatural da Netflix é ambientado. Já maior de idade, ela brilhou em clássicos nostálgicos, como Picardias Estudantis (1982) e Gremilins (1984).

Phoebe conseguiu um lugar cativo na mente dos adolescentes ao sair de uma piscina, usando apenas um biquíni (e tirando a parte de cima), em Picardias Estudantis, em que vivia Linda Berrett. O longa, eleito pela Entertainment Weekly como o segundo melhor filme estudantil de todos os tempos, contou com três atores que futuramente venceriam o Oscar: Nicolas Cage, Sean Penn e Forest Whitaker.

Em Gremlins, Phoebe interpretou Kate Beringer, uma jovem que trabalhava em um banco na trama de comédia que aterrorizou o Natal de muita gente. O filme consolidou a carreira da atriz entre o público jovem, colocando-a nas capas de várias revistas, status que servia como um termômetro de popularidade na época. Phoebe também fez a continuação de Gremlins, em 1990.

Ainda em 1984, a atriz apostou em um papel mais dramático e maduro. E deu muito certo. Ela foi a protagonista da minissérie Lace, na qual interpretou Elizabeth Lace, uma jovem em busca da mãe biológica, que a abandonou logo após o nascimento. Exibida pela rede ABC, a atração atingiu um sucesso estrondoso naquele ano, nos Estados Unidos. Ganhou uma segunda parte em 1985.

Phoebe acumulou fiascos após Lace, aparecendo em dez produções entre 1985 e 1994, ano no qual decidiu abandonar a carreira. A aposentadoria só deu uma rápida trégua em 2001, quando foi convidada para atuar no longa The Anniversary Party, protagonizado e dirigido pela atriz Jennifer Jason Leigh. Ambas já tinham dividido cenas no passado, no já citado Picardias Estudantis.

Atualmente com 55 anos (fará aniversário no próximo dia 16), Phoebe Cates toca uma vida sossegada de empresária e filantropa em Nova York, no classudo bairro Upper East Side. Ela é casada com o também ator Kevin Kline, estão juntos desde 1989. É uma raridade em Hollywood um casório durar tanto tempo assim, 30 anos.

Kline, de 71 anos, tem um currículo vasto de filmes, telefilmes e peças de teatro. Ele é vencedor de uma estatueta do Oscar e de três troféus do Tony, a maior premiação do teatro americano. Phoebe e Kline têm dois filhos.

Citada quatro vezes

Phoebe Cates foi citada quatro vezes na terceira temporada de Stranger Things. Todas as menções a ela ocorreram nos três primeiros episódios.

A primeira ocorreu quando Dustin explicou para os amigos como era Suzie, namorada que ele encontrou em um acampamento de ciências: "Pensa em Phoebe Cates, mas mais bonita". Todos os colegas do simpático Dustin duvidaram dessa comparação. Inclusive, questionaram se Suzie era real.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.